A reunião foi realizada na noite desta terça feira, 07, no ginásio da Escola Frei Bruno em Joaçaba. Estiveram presentes, moradores, vereadores, profissionais da Estratégia de Saúde da Família e a secretária da Saúde Paula Kleber. O objetivo foi ouvir o posicionamento dos moradores a cerca do atendimento e da estrutura do Posto de saúde do Bairro, local, onde na semana passada, um morador alegando ter sido mal atendido, quebrou computadores da unidade, e apresentar algumas propostas de melhoria.Para que os anseios da população fossem repassados, alguns moradores foram escolhidos para falar em nome dos demais, explicando as situações enfrentadas diariamente por quem precisa utilizar a unidade de saúde. Entre as principais reclamações da população foram elencadas:
- Apenas um médico que não atende diariamente e apenas em um período;
- Poucas fichas para atendimento, sendo necessário vir de madrugada sem muitas vezes conseguir vaga;
- Falta de um local adequado, com bancos e cobertura para que a população possa aguardar para marcar as fichas;
- Mal atendimento por parte de algumas funcionárias;
- Falta de remédios;
- Poucas agentes de saúde;
- Demora para conseguir agendar ou mostrar resultados de exames, sendo que em algumas vezes enfermeiras teriam lido o resultado e elas mesmo orientado os pacientes;
Como medidas imediatas, Paula anunciou que a unidade passará a ter dois médicos, inclusive, apresentou o novo profissional que atuará na unidade. Também apresentou mais uma enfermeira que recentemente foi inserida ao quadro de funcionários. Quanto ao número de fichas, explicou que estarão conversando com a equipe para que possam ser feitas adequações. Sobre a falta de remédios, informou que uma nova licitação já foi feita para a compra e que os medicamentos chegarão em breve. Quanto as agentes de saúde, um novo processo seletivo vai acontecer e sobre a estrutura física adiantou que algumas melhorias também estão previstas.
Após lamentar o episódio ocorrido na unidade, a secretaria se propôs a acompanhar mais de perto a realidade vivenciada em termos do atendimento oferecido pelos profissionais e em contribuir com orientações e ainda treinamento. Pediu também, que caso os moradores tenham alguma reclamação se sintam à vontade para relatar por escrito o ocorrido e encaminhar à secretaria de saúde para que as providências sejam tomadas.
Ao final da reunião, ficou acertado que os próximos dois meses serão de adequações e que no dia 02 de agosto uma nova reunião será realizada para avaliar os resultados das medidas implantadas.
Fonte: Redação Portal Éder Luiz.