Rodrigo explica que a situação é comum nessa época do ano por dois fatores ” o frio em si deixa as pessoas mais retraídas, sem muita vontade de sair de casa e vir doar, além disso é o período em que aumentam as gripes e infeccções respiratórias, doenças que impedem a doação”. explica Rodrigo.
Para que o estoque não fique comprometido é necessário manter a média de 25 a 30 captações de sangue por dia. Por isso quem puder compareça ao Hemosc e faça sua doação. “nossa maior carência está nas tipagens negativas, mas, todos os tipos são bem-vindos pois assim o estoque fica reforçado”. afirmou Rodrigo Azevedo.
Quem pode doar:
Para doar sangue basta comparecer a um posto de coleta com documento de identidade (com foto), ter entre 18 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis), pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde.
O doador precisa estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação e não ingerir bebida alcoólica no período de 12 horas anteriores.
Fonte: Redação Portal Éder Luiz