Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Estudo Ambiental da zona de proteção do Aeroporto Santa Terezinha é apresentado

O estudo ambiental da Zona de proteção do Aeroporto Santa Terezinha, foi realizado pela empresa Phenix Aireport Management, do Paraná e apresentado nesta quarta-feira,15, em uma reunião realizada na prefeitura, em Joaçaba.

O estudo apontou os obstáculos nas proximidades da pista e na área de abrangência do aeroporto. Pra tal, foram observadas a atual configuração do local e a projeção de ampliação, uma vez que diversos fatores influenciam na operação das aeronaves e se não calculados, podem no futuro, prejudicar o funcionamento do aeroporto.

“A legislação traz uma série de pré requisitos que precisam ser atendidos. já que,quando falamos em aeroporto, temos que levar em consideração que se está voando acima de morros, casas e outras estruturas. Por isso, tudo que possa interferir de forma perigosa tem que ser sinalizado ou removido. No caso de Joaçaba já identificamos esses obstáculos, e aliás, são bem menores que pensavamos” explicou o Comandante Hammer resposnável pela empresa Phenix, que realizou o estudo.

Atualmente o Aeroporto Santa Terezinha é mais adiantado  nas etapas do Programa de Aviação Regional, pois, é o único que está  na fase do anteprojeto, sendo que com a contratação do estudo o município continue à frente. “Joaçaba é um dos poucos aeroportos no Brasil que está se preocupando em fazer um estudo desse tipo. Quase todos estão esperando o Governo Federal chegar para então ver como vão fazer. E vou adiantar: alguns terão uma decepção, porque vão  esperar estar com o anteprojeto pronto e obra licitada para fazer as adequações e não vão ter como mudar algum obstáculo que não foi levado em consideração anteriormente.  Aqui, já está sendo previsto isso, tanto que se tiver obstáculos que não poderão ser removidos, haverá tempo de corrigir o projeto.  Afirmou Comandante Hammer.

Para o vice-prefeito Marcos Weiss, tudo está sendo bem planejado para evitar supresas “O caminho agora é a conclusão dos estudos finais por parte da Secretaria de Aviação Civil, que é o anteprojeto.  Concluso o anteprojeto e o licenciamento ambiental, que está em análise na FATMA, temos a informação que o Banco do Brasil já está autorizado a licitar as obras. São etapas demoradas, que envolvem estudo e dinheiro, mas, estamos fazendo o dever de casa para não perder nenhuma etapa e conseguir avançar” Explicou o vice-prefeito Marcos Weiss.

O valor estimado para as obras do aeroporto é de R$ 67,5 milhões. Dentre as principais ações estão o novo terminal de passageiros, pista de pouso e decolagem, seção de contra incêndios, pátio de aeronaves e operação por instrumento.


Fonte: Redação Portal Éder Luiz