Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: É hora de ser solidário com quem tem Fome! Doe alimentos aos imigrantes



Faça um exercício mental e se imagine em um lugar desconhecido, com uma cultura diferente da sua, com uma língua diferente, com um clima bem mais frio do que está acostumado. Agora, se conseguir, imagine que neste local você passa fome e não tem emprego para sustentar o mais básico das suas necessidades diárias. Difícil não é mesmo?

Esse conjunto de situações é vivenciado todos os dias pelos imigrantes que vieram a nossa região para trabalhar e enviar a maior parte do dinheiro que recebiam para suas famílias, que passam por uma situação de extrema necessidade em um país arrasado por uma das maiores tragédias que já atingiu a América Latina. Os haitianos que estão em Joaçaba, Herval d´Oeste, Luzerna e em vários outros municípios da região vieram em busca de novas oportunidades, diante de um cenário trágico que deixaram para trás.

O Haiti é o país economicamente mais pobre da América, seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,404 (baixo); aproximadamente 60% da população é subnutrida e mais da metade vive abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia.

Além de todos esses fatores, o país passou por outra tragédia, dessa vez de ordem natural. No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país, provocando uma série de feridos, desabrigados e mortes. Até hoje o Haiti não se recuperou e precisa de ajuda de outras nações para que a população tenha o básico para sobreviver.

O Portal Éder Luiz realizou uma reportagem que mostra a dura realidade dos imigrantes aqui em Joaçaba. Para saber mais clique no link: O outro lado da imigração haitiana

Como posso ajudar

Se ajudar uma nação inteira é difícil, mais fácil e estender a mão para os haitianos que sofrem agora no Brasil. Eles vieram com a promessa de emprego, mas com a crise passaram a perder seus empregos e ficar em situação de miséria.

Atualmente há uma população de aproximadamente 150 haitianos no município de Joaçaba, 53 deles estão sendo acompanhados de perto pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município e tem sido motivo de campanhas para arrecadação de alimentos, utensílios e roupas. Além disso, todos que necessitam tem atendimento médico e de outras necessidades relacionadas a área da saúde estão recebendo atendimento.
Para ajudar esses imigrantes, que esperam apenas uma oportunidade, o CRAS está arrecadando alimentos não perecíveis. Colabore doando alimentos que serão destinados aos imigrantes que estão em nosso município. Entregue no CRAS de Joaçaba, no bairro Cruzeiro do Sul, Travessa Papa Pio XII, ao lado do Centro Espírita Obreiros da Luz. Se não puder ir até o local ligue para o número 3522-4548 que a equipe do CRAS irá apanhar.
Sua ajuda irá dar nova esperança não somente aos imigrantes que aqui estão, mas também as famílias que sofrem no Haiti e que precisam da ajuda deles.

Fonte: Portal Éder Luiz