Pular para o conteúdo principal

Notícias do Novo Tílias News

Herval d´Oeste: Polícia Militar inicia operação para combater ocorrências que tem o álcool como causa


Produção de reportagem – Jornalista Patrick Giusti

O 26º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Herval d´Oeste, deu início nesta sexta-feira, 03, a uma operação que tem como objetivo combater e diminuir as ocorrências que são provocadas pelo consumo de bebidas alcoólicas, entre elas violência doméstica, brigas e principalmente acidentes de trânsito. O dado que comprova a necessidade de uma atuação mais firme da PM nestes casos é revelado na estatística dos cinco primeiros meses deste ano, nos quais foram registradas mais de 50 ocorrências de motoristas embriagados em Joaçaba e Herval d´Oeste.

Para reforçar o efetivo estão empenhados policiais militares que ao longo da semana atuam em funções administrativas e que, por conta de um banco de horas, podem auxiliar nas operações durante o final de semana.

A operação teve início Às 19h da sexta-feira e se estendeu até às 6h deste sábado, 04. O efetivo empenhado recebeu orientações antes de ir as ruas e o objetivo é conscientizar principalmente os motoristas de veículos. “A Polícia Militar tem acompanhado através de seus registros e dados que o maior índice de ocorrências tem envolvido o álcool e essas ocorrências produzem lesões corporais, danos ao patrimônio da comunidade e por isso resolvemos adotar essa política de álcool zero na região. O que queremos é criar uma cultura de conscientização da sociedade, dos usuários de veículos, principalmente os jovens que saem para festas, para que criem a cultura de utilizar transportes alternativos, o amigo da vez, o táxi, por que como as coisas estão hoje os veículos se transformaram em armas”. Revelou o tenente Francisco, que coordena a operação.

A forma como a operação acontecerá ao longo dos próximos meses é diferente da usual, quando eram feitas blitz em pontos da área central da cidade. Agora, as equipes de policiais estarão descentralizadas nos municípios.

“Não iremos mais trabalhar de forma centralizada, com blitz nas ruas, as viaturas estarão divididas em setores e a ordem é de parar qualquer veículo, todos os veículos que estão com suspeita de que o condutor está alcoolizado serão parados. A nossa proposta é conscientizar para o não uso de veículos após ingerir bebidas alcoólicas”. encerrou o tenente.

Fonte: Portal Éder Luiz