Mathilda Strey Spiers, aluna da escola São Francisco de Luzerna conquistou o primeiro lugar no Concurso Oratória nas Escolas, desenvolvido pela JCI/Joaçaba/Herval d’ Oeste/Luzerna, na manhã desta quinta-feira, 09.
Cinco escolas participaram do concurso e foram representadas por um aluno finalista, cada. Andreina Sandy Araújo representou a Escola Rotary Fritz Lucht, Márcio Henrique Garcia da Silva representou o Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba (NUPERAJO), Michelly Alves o Centro Educacional Roberto Trompowski (CERT), Katia Elaine Silva Cidade a Escola Cruz e Souza e Mathilda Strey Spiers a Escola São Francisco.
Obedecendo as etapas pre definidas do concurso, os alunos dendenvolveram uma redação com o tema “Eu Prefeito”, depois passaram por seletivas nas escolas para chegar a final realizada nesta manhã, no Auditório Jurídico da Unoesc, em Joaçaba. A comissão julgadora formada por cinco pessoas avaliou dentre os seguintes quesitos: a dicção, a apresentação em geral, a mensagem repassada e o cumprimento to tempo de até cinco minutos para a oratória. A escolha não foi tarefa fácil, uma vez que, todos os participantes, apesar do nervosismo habitual, apresentaram bons textos e tiveram boa desenvoltura. Ao final, a classificação geral foi a seguinte:
1º lugar: Mathilda Strey Spiers – Escola São Francisco de Luzerna
2º lugar Katia Elaine Silva Cidade – Escola Cruz e Souza
3º lugar: Michelly Alves – CERT
4º lugar: Márcio Henrique Garcia da Silva – NUPERAJO
5º lugar: Andreina Sandy Araújo – Escola Rotary Fritz Lucht. Além de troféu e certificado, a primeira colocada, foi premiada com uma com uma bolsa de estudos integral para cursar o ensino médio no Colégio Luterano Santíssima Trindade, a segunda colocada, com um curso de línguas na Escola de Línguas Wizard e também uma bolsa de 50% no Colégio Luterano Santíssima Trindade, A terceira colocada, também com bolsa parcial no colégio Luterano Santíssima Trindade. Além disso, todos os finalistas foram agraciados com cursos profissionalizantes disponibilizados pelo Grupo de Ensino Essencial e kits de materiais da Proservin Informática. “Estou muito Feliz, foi um sonho participar! Valeu a pena a dedicação”. Comentou a grande campeã, Mathilda Strey Spiers.
O projeto Oratória nas escolas consiste no incentivo ao estudo e reflexão dos jovens, sobre temas de preocupação mundial, além de estimular a prática de falar em público. “ Ficamos impressionados com a dedicação dos alunos e das escolas, que buscaram se aprofundar no tema”. Afirmou Lucas Arenhart, coordenador do Oratória nas Escolas.
Entre os quesitos, comissão julgadora avaliou dicção, apresentação e mensagem repassada pelos finalistas.
O Concurso Oratória nas escolas teve como apoiadores: Proservin Informática, Passarela Supermercados, Dale Carnegie, Deon Treinamento e Consultoria, Grupo de Ensino Essencial, Wizard e Colégio Luterano Santíssima Trindade e Unoesc.
Fonte: Redação Portal Éder Luiz