Notícias do Novo Tílias News

Aluna da Escola São Francisco de Luzerna é a campeã do concurso Oratória nas Escolas


Mathilda Strey Spiers, aluna da escola São Francisco de Luzerna conquistou o primeiro lugar no Concurso Oratória nas Escolas, desenvolvido pela JCI/Joaçaba/Herval d’ Oeste/Luzerna, na manhã desta quinta-feira, 09.

Cinco escolas participaram do concurso e foram representadas por um aluno finalista, cada. Andreina Sandy Araújo representou a Escola Rotary Fritz Lucht, Márcio Henrique Garcia da Silva representou o Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba (NUPERAJO), Michelly Alves o Centro Educacional Roberto Trompowski (CERT), Katia Elaine Silva Cidade a Escola Cruz e Souza e Mathilda Strey Spiers a Escola São Francisco.

Obedecendo as etapas pre definidas do concurso, os alunos dendenvolveram uma redação com o tema “Eu Prefeito”, depois passaram por seletivas nas escolas para chegar a final realizada nesta manhã, no Auditório Jurídico da Unoesc, em Joaçaba.
Cinco estudantes participaram da Final do concurso.
A comissão julgadora formada por cinco pessoas avaliou dentre os seguintes quesitos: a dicção, a apresentação em geral, a mensagem repassada e o cumprimento to tempo de até cinco minutos para a oratória. A escolha não foi tarefa fácil, uma vez que, todos os participantes, apesar do nervosismo habitual, apresentaram bons textos e tiveram boa desenvoltura. Ao final, a classificação geral foi a seguinte:

1º lugar: Mathilda Strey Spiers – Escola São Francisco de Luzerna

2º lugar Katia Elaine Silva Cidade – Escola Cruz e Souza

3º lugar: Michelly Alves – CERT

4º lugar: Márcio Henrique Garcia da Silva – NUPERAJO

5º lugar: Andreina Sandy Araújo – Escola Rotary Fritz Lucht.
Michelly terceira colocada, Mathilda campeã e Kátia vice-campeã do concurso.
Além de troféu e certificado, a primeira colocada, foi premiada com uma com uma bolsa de estudos integral para cursar o ensino médio no Colégio Luterano Santíssima Trindade, a segunda colocada, com um curso de línguas na Escola de Línguas Wizard e também uma bolsa de 50% no Colégio Luterano Santíssima Trindade, A terceira colocada, também com bolsa parcial no colégio Luterano Santíssima Trindade. Além disso, todos os finalistas foram agraciados com cursos profissionalizantes disponibilizados pelo Grupo de Ensino Essencial e kits de materiais da Proservin Informática. “Estou muito Feliz, foi um sonho participar! Valeu a pena a dedicação”. Comentou a grande campeã, Mathilda Strey Spiers.

O projeto Oratória nas escolas consiste no incentivo ao estudo e reflexão dos jovens, sobre temas de preocupação mundial, além de estimular a prática de falar em público. “ Ficamos impressionados com a dedicação dos alunos e das escolas, que buscaram se aprofundar no tema”. Afirmou Lucas Arenhart, coordenador do Oratória nas Escolas.
Entre os quesitos, comissão julgadora avaliou dicção, apresentação e mensagem repassada pelos finalistas.
A vencedora participará da etapa regional do concurso, que será realizada na cidade de Chapecó. “Foram três meses de trabalho com muito proveito. Estamos orgulhosos como resultado obtido em mais essa edição do concurso” finalizou Daniele Pires Canal, presidente da JCI.

O Concurso Oratória nas escolas teve como apoiadores: Proservin Informática, Passarela Supermercados, Dale Carnegie, Deon Treinamento e Consultoria, Grupo de Ensino Essencial, Wizard e Colégio Luterano Santíssima Trindade e Unoesc.

Fonte: Redação Portal Éder Luiz