Notícias do Novo Tílias News

Videira: Ortravi orienta o uso de Credencial para Vaga Especial de Estacionamento

Em toda área central do município de Videira, existem vagas de estacionamento reservadas exclusivamente para idosos, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Contudo, o uso da vaga está condicionado à apresentação da Credencial para Vaga Especial. Isto é, ao estacionar o veículo no local é preciso deixar o documento que comprove a necessidade da vaga sobre o painel, no interior do veículo, de modo que seja possível a sua visualização.

O Presidente do Órgão de Trânsito de Videira (Ortravi) - Gilberto Boschetti, explica que o uso da credencial é uma exigência estabelecida nas resoluções 303/2008 e 304/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que buscam uniformizar a fiscalização e a sinalização das vagas exclusivas. Ele ressalta ainda que a solicitação da credencial pode ser feita pelo site da Prefeitura de Videira ou diretamente no Ortravi. É necessário apresentar a cópia simples de um documento com foto e o comprovante de residência. Para as pessoas com dificuldade de locomoção, é preciso apresentar ainda o atestado médico que comprove tal situação.

"É importante lembrar que o uso da credencial não isenta o pagamento do Estacionamento Rotativo, porém viabiliza o uso das vagas especiais, que estão localizadas sempre próximo aos órgãos públicos e agências bancárias. Caso o veículo esteja estacionado na vaga preferencial e não tenha a credencial, estará sujeito à remoção e multa. Outra informação importante é que o titular não precisa ser o motorista, ele pode estar de carona e utilizar a vaga da mesma forma. A Credencial para Vaga Especial é válida em todo território nacional", destaca Boschetti.

Em 2011, em Videira, 22 idosos e 13 pessoas com dificuldade de locomoção solicitaram a confecção da credencial. Já em 2015, esses números saltaram para 342 e 34, respectivamente. "É um direito dessas pessoas utilizarem a vaga especial, como Órgão de Trânsito estamos fazendo nosso trabalho de divulgar e orientar, facilitando assim a vida dos idosos e das pessoas com dificuldade de locomoção", finaliza o presidente do Ortravi.




Fonte: Assessoria de Imprensa