Notícias do Novo Tílias News

Videira: Exposição Aquarelas abre nesta sexta-feira (13), na Galeria Municipal de Artes

Seguindo o objetivo do Núcleo de Artes Visuais da secretaria de Turismo e Cultura de apoiar os artistas da nossa região e incentivar manifestações artísticas, abre nesta sexta-feira (13), a exposição Aquarelas, do artista plástico caçadorense Leandro Vitto. O evento acontece às 20 horas, no Centro de Eventos Vitória (CEVI).

O público poderá conferir diversos quadros pintados pelo artista, que retratam sua visão de mundo através das tintas. São pinturas que registram momentos vividos e locais pelos quais Vitto passou, transcritos com traços e formas marcantes e únicas. “A arte de Vitto mostra sua maturidade como artista e como pessoa conectada com o seu tempo, carregada de sensibilidade com o mundo a sua volta, com a história, com a natureza e principalmente com o ser humano”, ressalta o coordenador do Núcleo de Artes Visuais – José Renatho Borges. 

A Exposição Aquarelas ficará aberta para visitação até o dia 6 de junho, na Galeria Municipal de Artes, anexa ao CEVI, sempre das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h45. Outros horários com agendamento pelo telefone (49) 35666132 – 35663070 ou pelo e-mail: artevisualvideira@hotmail.com.

Sobre Leandro Vitto 

Nascido em Caçador - SC, em 1967. Autodidata, iniciou suas atividades em 1986, expondo desenhos em coletivas. Transferiu-se para Curitiba - PR, neste período freqüentou o atelier livre de gravura no Solar do Barão com orientação de Juliane Fugantti; ingressou como estagiário no centro de restauração do Museu do Paraná. Além de obras bidimensionais faz incursões por instalações e tridimensionais; foi membro do Conselho Consultivo do Museu de Arte de Santa Catarina e da diretoria do Fórum Estadual de Dirigentes Municipais de Cultura, exerceu cargo de diretor do Departamento Municipal de Cultura – Caçador, 1997 a 2001, tem seu nome inscrito no Indicador Catarinense das Artes Plásticas 2ª edição – Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, tem três projetos fotográficos autorais aprovados pelo Sistema Estadual de Incentivo a cultura – “MACROFOTOGRAFIA Universo Oculto – 2001”, “A Cotidiana Fé – 2004” e “O Povo do Sol Nascente em Terras Catarinenses” – 2005. Mantem desde 2001 atelier escola de arte para iniciantes e avançados. Leandro Vitto já expôs em vários salões espalhados pelo país, como o Salão de Arte de Guaratinguetá, em São Paulo e no Salão Paranaense Mac Curitiba, no Paraná.

A História que Virou Cartton

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt, na ocasião, também será lançado o Projeto “A História que virou Cartoon”, que visa estimular a produção artístico-literária nas escolas municipais e estaduais de Videira, de forma interdisciplinaridade. “Cada escola promoverá um concurso interno para selecionar uma história vencedora, com o tema “fantasia”. A partir daí, os alunos das Oficinas de Desenhos, orientados pelo professor Adriano Santos ilustrarão a história, transformando-a em cartoon. Em novembro, as obras resultantes do projeto serão apresentadas para a comunidade”.






Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira