Notícias do Novo Tílias News

Videira: Domingo (8) é dia de Mostra de Cultura Haitiana

Recentemente, fixou residência em Videira um número significativo de haitianos. Tornou-se comum cruzar com eles nas ruas, indústrias e estabelecimentos comerciais de nossa cidade. Sabe-se que a cultura indiana é muito rica, mas, você conhece os hábitos e as tradições desse povo? Pensando em disseminar os costumes desse povo, a secretaria de Turismo e Cultura, por meio do Museu do Vinho Mário de Pellegrin, em parceria com o IFSC com o SESC de Caçador, realiza neste domingo (8), a Mostra de Cultura Haitiana, no coreto do Museu. 

Segundo a coordenadora do Museu – Caroline Martello, várias atrações foram preparadas. Haverá degustação de comida típica, incluindo o suco de mandioca tão popular entre os haitianos, apresentação do Hino do Haiti e da Banda Haitiana do IFSC/Caçador. Além disso, o fotógrafo Radilson Carlos Gomes vai contar sua experiência de fotografar o Haiti, logo após o terremoto de 2010. “Será uma oportunidade única para conhecermos essa cultura que é tão diversificada e interessante, além da história desse povo e entendermos porque eles vieram para o Brasil”, destaca Caroline. 

Já o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt, defende que a Mostra é importante e o Museu do Vinho enquanto espaço de memória e cultura tem o dever de incluir a comunidade haitiana, que vem se estabelecendo em Videira, ao cotidiano local. 

Logo após a Mostra de Cultura, o Museu do Vinho estará aberto para visitação a Exposição Haiti – Bombagai, que é uma série fotográfica com registros do Haiti após o terremoto de 2010, feitas pelo o fotógrafo Radilson Carlos Gomes. A exposição fica em cartaz, até o dia 10 de junho.

Em caso de chuva, o evento será transferido para a Sala Azul, do Centro Paroquial de Videira (ao lado do Museu do Vinho, no segundo andar).

Oficina Fotográfica 
Além de expor seu trabalho, o fotógrafo Radilson Carlos Gomes também ministrará uma oficina de fotografia, no sábado (7), no Centro de Eventos Vitória (CEVI). Caroline explica que as vagas são limitadas e é necessário fazer a inscrição antecipadamente, no Museu do Vinho. A oficina de fotografia vai trabalhar a prática do olhar fotográfico e basta ter em mãos uma máquina fotográfica ou um celular com câmara, não precisa ser equipamento profissional. Para inscrição é necessária a doação de 1kg de alimento que será destinado aos imigrantes. 

Programação completa: 

- Oficina de fotografia com Hadilson Carlos Gomes – para brasileiros e haitianos
Dia 07/05
Horário: das 8h as 12h/13h30 as 17h30
Local: Centro de Eventos Vitória
Inscrições: (49) 3566 6133 ou museudovinho@yahoo.com.br – 1kg de alimento não perecível 

- Mostra de Cultura Haitiana
Dia 08/05
Horário: 14h30
Local: Coreto do Museu do Vinho

- Exposição Haiti - Bombagai 
(Fotos de Hadilson Carlos Gomes)
Período de vigência: 08 de maio a 10 de junho.
Local: sala de atividades temporárias do Museu do Vinho

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira