Notícias do Novo Tílias News

Programa de Controle do Tabagismo abrange 269 municípios de Santa Catarina

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) alerta sobre os malefícios do cigarro e ressalta a importância do tratamento oferecido pela rede pública de saúde para quem deseja parar de fumar.

O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado nesta terça-feira, 31 de maio. Ele foi criado em 1987 pela OMS com o propósito de chamar a atenção da sociedade sobre os perigos do cigarro.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a epidemia global do tabaco mata quase seis milhões de pessoas por ano, das quais mais de 600 mil são não fumantes, vítimas do fumo passivo.

Sem mudanças no cenário, estão previstas mais de oito milhões de mortes por ano a partir de 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

Em relação aos fumantes que querem parar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece aos usuários de tabaco tratamento gratuito em unidades básicas de saúde.

Em Santa Catarina, 269 municípios já aderiram ao Programa de Controle do Tabagismo, idealizado pelo Inca, e que tem como objetivo promover atendimento para estas pessoas, com acompanhamento em grupo por equipe de saúde multiprofissional.

Deste total, 229 municípios já têm o programa em funcionamento. Para participar, o usuário deve procurar uma unidade de saúde que ofereça o programa, cadastrar-se e participar das atividades.

Fonte: Rádio Tropical FM