“Pagamos as taxas e foi feita a foto, mas na semana passada quando fui buscar a identidade da minha filha, disseram que tinha sumido do sistema. Uma atendente chegou a comentar que esse não era o único caso, mas não soube dizer o por quê disso ter acontecido” relatou a leitora ao Portal, que se sentiu prejudicada, já que a filha teria uma viagem para fazer e precisaria do documento.
O IGP, aravés do perito Alexandre Tobolt, reconheceu que houve uma falha técnica. “ As informações são colhidas e ficam armazenadas no sistema para que Florianópolis faça a impressão do documento, porém devido ao descalibramento do equipamento, tanto a biometria das impressões digitais e a foto estavam saindo fora do padrão e isso fez com que, por segurança, a central apagasse os dados. Tentamos por acesso remoto e não foi possível arrumar o equipamento e por isso em breve um técnico virá à Joaçaba para fazer o conserto”. afirmou Tobolt.
Alexandre não repassou o número exato de pessoas, mas, informou que quem tinha solicitado o documento recentemente e teve os dados apagados está sendo comunicado para comparecer ao IGP para nova coleta de informações, sendo que o prazo para a emissão do documento é de 15 dias úteis. “Infelizmente é preciso coletar os dados novamente, não haverá nova cobrança de taxas, mas é preciso que as pessoas tragam duas fotos 3X4, recentes, em fundo branco, sem adereços já que, por enquanto, o documento será confeccionado no modelo antigo, diferente do digitalizado e com biometria que há algum tempo estávamos oferecendo.” explicou o Perito.
“Temos um grande problema com a falta de efetivo, fator que gera demora em alguns atendimentos, mas, procuramos sempre atender bem a população. Ao que tudo indica, cinco novos funcionários serão incorporados ao nosso instituto nos próximos meses sendo dois deles no setor de identidade, então aos poucos a situação deve melhorar”. Concluiu Alexandre Tobolt.
Fonte: Redação Portal Éder Luiz.