Notícias do Novo Tílias News

Ministério da Agricultura prorroga Instrução Normativa sobre a qualidade do leite

Os produtores de leite das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, terão mais dois anos para se adequarem às exigências da Instrução Normativa 62. Com isso, os novos parâmetros de qualidade do leite, que entrariam em vigor em julho deste ano, passarão a valer a partir de 1º de julho de 2018.

O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta terça-feira, dia 03, durante o lançamento do Sistema de Monitoramento da Qualidade do Leite, em Brasília.

A Instrução 62 prevê, entre outros, a redução nos níveis de contagem de bactérias e contagem de células somáticas, critérios importantes para definir a qualidade do leite produzido no campo.

A partir de julho de 2018, a contagem máxima passará de 500 mil células somáticas por mililitro, para 400 mil células somáticas por mililitro. Quanto à contagem de bactérias o parâmetro passará de 300 mil Unidades Formadoras de Colônias, UFC por ML de leite para 100 mil UFC por ML.

O texto traz ainda os processos que devem ser seguidos durante a produção de leite como a limpeza e a uniformização dos profissionais envolvidos na ordenha.

Para o secretário adjunto da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina e coordenador da Aliança Láctea Sul Brasileira, Airton Spies, a prorrogação dá aos produtores um tempo maior para que se adaptem às exigências, uma medida acertada já que muitos ainda não trabalham com os parâmetros definidos pela Instrução Normativa.

Na opinião de Spies, a prorrogação é um mal necessário, pois muitos produtores teriam prejuízos caso a instrução 62 entrasse em vigor este ano.

Spies acredita que, a melhoria na qualidade do leite é um fator decisivo para que o leite nacional possa competir no mercado mundial. 

Fonte: Rádio Tropical FM