
O motivo da ida de representantes da Rede até a Casa Legislativa foi falar do trabalho realizado e também solicitar apoio financeiro. Nair explanou que a Rede localizada na Rua Getúlio Vargas, 1075, em Joaçaba é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de utilidade pública e tem como objetivo principal desenvolver ações de prevenção e combate ao câncer. Este ano a RFCC completa 15 anos de atividade nos municípios de Joaçaba, herval d’ Oeste e Luzerna e região cumprindo por meio de trabalho voluntário das associadas palestras de prevenção junto as empresas e comunidade, apoio psicológico e jurídico as pessoas portadoras de câncer e também as mastectomizadas.
Conforme a presidente, a entidade oferece ás comunidade exames de prevenção, tais como: citopatológico- colo de útero-mamografias, exames de ultrassom, apoio à pacientes em tratamento e palestras de prevenção. O valor para custear as despesas de manutenção das atividades, remuneração de recepcionista e de enfermeira especializada, mamografias e outros exames, bem como aluguel da sede é angariado por meio de convênio com empresas, doações da comunidade e venda de artesanato confeccionado pelas associadas voluntárias.
Em 2015 foram feitos exames de: Citopatológicos (998), clínicos de mamas (998), encaminhamentos para ginecologistas (58), doações de fraldas geriátricas (350), mamografias (192), ultrassonografias (110), visitas a pacientes com câncer (53), visitas oncologia (42), empréstimos de perucas e lenços (28), doações de sutiãs para mulheres que não querem fazer a reposição das mamas (12), atendimentos diversos como Reiki, Yoga, Fisioterapia, psicológico entre outros (92). São realizadas 10 reuniões na sede da rede por mês com todas as voluntárias, 50 coletas de cabelos para fazer perucas, 25 palestras e trabalhos de divulgação (empresas e municípios vizinhos) e 320 horas de atividades de artesanato com participação semanal de voluntárias. Ainda segundo Nair Motta, cerca de 50% dos atendimentos são prestados à pacientes de Herval d’ Oeste.
Durante a apresentação Ângela Michelon da Silva deu seu depoimento emocionando a todos. Ela destacou que a doença afeta muito a autoestima das mulheres. “Pois perdemos o cabelo com o tratamento sem contar as mamas”. Ângela relatou que foi até a Rede por convite da amiga Carmen Spada. “Fui carinhosamente acolhida por estas mulheres maravilhosas que fazem toda a diferença na vida de quem passa por um câncer de mama. Hoje fiz a terceira quimioterapia e como sempre acontece no dia seguinte estou lá na Rede recebendo tratamento como Reiky e Yoga, momento especial também de troca de experiências com mulheres que passaram e estão passando pelo tratamento. Saio de lá renovada e feliz. Sou grata de coração a essas mulheres maravilhosas pelo trabalho lindo que fazem, pela dedicação, respeito e amor incondicional que dão a todas, e também á esta Casa que também é minha casa, por abrir este espaço importante para a Rede”.
O vereador Patrick Giusti, o presidente da Casa Adelar Provenci e o vereador Juarez De Sousa explicaram que este ano por ser período eleitoral não é possível fazer repasse, até por que a Rede não foi contemplada no orçamento do município em outros anos. Mas se propuseram em colocar no orçamento do próximo ano recursos para a RFCC. Proposta apoiada por todos os vereadores.
Fonte: Joce Pereira/Ascom Câmara de Vereadores de Herval d’ Oeste,