Notícias do Novo Tílias News

Videira: Presidente da Fecam se reúne com prefeitos da região da AMARP

Presidente da Fecam se reúne com prefeitos da região da AMARP

Com a presença da presidente da Federação Catarinense dos Municípios, Fecam e prefeita de São Cristóvão do Sul- Sisi Blind, a Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe, a AMARP, realizou nesta terça-feira, dia 19, em Videira, a 2ª reunião ordinária de 2016

A presidente da Fecam foi recepcionada pelo prefeito de Pinheiro Preto e presidente da Amarp, Euzebio Viecelli, além dos prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores de nove, dos 14 municípios membros da entidade.

Sisi falou aos prefeitos sobre as principais ações da entidade em defesa dos municípios, bem como ouvir as demandas locais elencadas pelos chefes dos Poderes Executivos Municipais.

Ela também falou sobre uma reunião que a Fecam fará junto ao Tribunal de Contas do Estado, para tratar sobre o pagamento da folha dos servidores, assunto que preocupa bastante os municípios catarinenses, já que em muitas prefeituras, o cálculo já está no limite prudencial, ou já ultrapassa este limite.

Sisi ainda destacou a articulação da entidade para que os municípios não paguem mais taxas para liberação de cascalheiras, para que o estado reajuste o repasse para os municípios realizarem o transporte escolar e para que aumente o número de AIH´s, as Autorizações de Internação Hospitalares para atender as demandas municipais.

Outro assunto discutido pela presidente da Fecam, foi sobre a municipalização do trânsito em SC. Segundo ela, a Fecam não assinou o convênio, por entender que há muitas exigências por parte do Governo do Estado e que cada vez mais, as responsabilidades estão sendo transferidas para os municípios.

A reunião ainda contou com esclarecimentos aos prefeitos sobre ações do Consórcio Sim Catarina e do Conselho Intermunincipal de Saúde, o CIS Amarp, além de informações repassadas pelo secretário executivo da AMARP, Clóvis Biscaro sobre cursos relativos ao ano eleitoral e a gestão de convênios entre os municípios com o Estado e a Federação.

Fonte: Rádio Videira AM