Notícias do Novo Tílias News

Videira: Palestra sobre doenças virais com pesquisadora da Fiocruz do Rio de Janeiro

O curso de Farmácia da Unoesc Videira estará promovendo na primeira semana de maio, uma conferência para tratar sobre diversas doenças virais como Zika Vírus, Influenza, Rubéola e Sarampo. Serão duas palestras ministradas pela pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, Dra Marilda Agudo Mendonça Teixeira de Siqueira.

A intenção, segundo a professora Monica Frighetto, coordenadora do curso, é reunir autoridades e profissionais em saúde de Videira e região, representantes de escolas e acadêmicos de cursos da área, a fim de saber como se prevenir de doenças consideradas emergentes.

- No ano de 2013, várias pessoas foram infectadas pelo vírus da gripe A, transmitida pelo influenza H1N1. No momento, várias cepas do vírus têm atormentado as autoridades em saúde. Já no ano passado, as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti tiveram destaque e precisamos estar atentos e preparados-, reafirma.

A preocupação, segundo Monica, é que a globalização e alterações climáticas propiciam à dispersão de vetores e suas doenças. O crescente número de voos internacionais, favorecem a movimentação de doenças ou pessoas infectadas em período de incubação. Por outro lado, algumas doenças estão sendo erradicadas, como o sarampo e a rubéola, que tiveram igual importância há alguns anos.

-Por isso toda a informação é de extrema importância, no sentido de orientar e esclarecer a população. Assim, torna-se necessária uma atualização mais profunda em relação a estes vírus, para que autoridades e profissionais de saúde, acadêmicos e a comunidade em geral, saibam como reagir a estas mudanças na saúde pública- finaliza.

As palestras acontecerão no auditório da Unoesc Videira em dois momentos. O primeiro durante a tarde, a partir das 14h e outro durante a noite com início às 19h30min.


Pesquisadora

Além de pesquisadora da Fiocrus/RJ, a palestrante Marilda Agudo Mendonça Teixeira de Siqueira, com mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz, doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado pela Agência de Proteção à Saúde da Inglaterra, tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos temas: sarampo, rubéola, influenza e vírus sincicial respiratório. A pesquisadora também é consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) e membro de vários Comitês e Grupos de Trabalhos do Ministério da Saúde e OMS. Também chefia o Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC/FIOCRUZ ,que é Laboratório de Referência Nacional para Influenza, pelo Ministério da Saúde (MS) e OMS, e Referência Nacional para Sarampo e Rubéola.

Fonte: Rádio Videira AM