O curso de Pedagogia da Unoesc Videira, através do componente curricular Fundamentos teórico-práticos do ensino da arte, realizou na segunda-feira, 11 de abril, uma exposição que retrata a Cultura Popular Brasileira. O evento que já está na sua quinta edição, tem por objetivo proporcionar ao acadêmico o conhecimento da cultura brasileira por meio das etnias que formam a nossa identidade e contou com as presenças do Coral dos idosos do Centro de Eventos Vitória ( CEVI) , familiares dos acadêmicos, professores e coordenadores de cursos e seus alunos.
Segundo a professora Sueli Trindade, o evento procurou apresentar o contexto histórico, social e cultural por meio da dança, da música e da gastronomia africana, europeia, e os ciclos do folclore, festa junina, natalina e carnaval.
-O evento apresentou o contexto histórico, social e cultural das etnias por meio das linguagens visuais: artes plásticas, dança, música, crenças, objetos utilizados no trabalho e no lazer, simpatias, rezas, símbolos, fotografias antigas, vestuário, decoração e a gastronomia típica de cada cultura-.
Para Sueli Trindade, esta ação educativa possibilitou a experiência estética e a aprendizagem significativa além da sala de aula. Foi de grande relevância enquanto formação acadêmica, socialização e intervenção da comunidade no espaço universitário. Ela explica que os estudos teóricos e práticos no ensino da arte no curso de pedagogia centralizam-se na poética, na percepção, na estética e no ser sensível.
- O conhecimento da cultura popular brasileira contribui no ensino da arte, como teoria e prática pedagógica na formação acadêmica. Portanto, a imaginação e a criatividade de expressar pensamentos, ideias e sentimentos por meio das diversas formas artísticas que viabilizem a compreensão e a importância da arte na educação, devem estar sempre presentes.
O trabalho contou com apresentações das alunas das 7ª fase de Pedagogia, que dividas em grupo, procuraram ressaltar os diferentes costumes nas mais variadas regiões brasileiras, suas peculiaridades e costumes.
Na mesma noite, as acadêmicas do curso também realizaram a exposição Tela Viva, com o objetivo de proporcionar um contato direto com a obra de arte e, consequentemente, obter uma experiência estética por meio da percepção, sensibilidade e comunicação visual e por um momento ser o personagem principal da obra de arte.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Segundo a professora Sueli Trindade, o evento procurou apresentar o contexto histórico, social e cultural por meio da dança, da música e da gastronomia africana, europeia, e os ciclos do folclore, festa junina, natalina e carnaval.
-O evento apresentou o contexto histórico, social e cultural das etnias por meio das linguagens visuais: artes plásticas, dança, música, crenças, objetos utilizados no trabalho e no lazer, simpatias, rezas, símbolos, fotografias antigas, vestuário, decoração e a gastronomia típica de cada cultura-.
Para Sueli Trindade, esta ação educativa possibilitou a experiência estética e a aprendizagem significativa além da sala de aula. Foi de grande relevância enquanto formação acadêmica, socialização e intervenção da comunidade no espaço universitário. Ela explica que os estudos teóricos e práticos no ensino da arte no curso de pedagogia centralizam-se na poética, na percepção, na estética e no ser sensível.
- O conhecimento da cultura popular brasileira contribui no ensino da arte, como teoria e prática pedagógica na formação acadêmica. Portanto, a imaginação e a criatividade de expressar pensamentos, ideias e sentimentos por meio das diversas formas artísticas que viabilizem a compreensão e a importância da arte na educação, devem estar sempre presentes.
O trabalho contou com apresentações das alunas das 7ª fase de Pedagogia, que dividas em grupo, procuraram ressaltar os diferentes costumes nas mais variadas regiões brasileiras, suas peculiaridades e costumes.
Na mesma noite, as acadêmicas do curso também realizaram a exposição Tela Viva, com o objetivo de proporcionar um contato direto com a obra de arte e, consequentemente, obter uma experiência estética por meio da percepção, sensibilidade e comunicação visual e por um momento ser o personagem principal da obra de arte.
Fonte: Assessoria de Imprensa