E para iniciar o ano, o filme escolhido é “Adeus, Lênin!” (Alemanha, 2002), dirigido por Wolfgang Becker. A produção aborda as transições políticas, econômicas e sociais na Alemanha reunificada após a queda do muro de Berlim, com foco especial para a juventude. A exibição, assim como as demais sessões do semestre, acontecerá na sala A01 (Bloco A) do IFC Luzerna, a partir das 13h30. Ao final deste texto, confira o cronograma dos demais filmes.
Fazendo uma conexão entre educação, cinema, história e sociedade, o projeto Cinestória é uma ação de extensão do IFC, reunindo estudantes e professores não apenas da instituição, mas também de outras escolas e entidades. Após a exibição dos filmes, a equipe que coordena o projeto dialoga com o público sobre a obra exibida. As sessões são mensais e intercalam-se entre sextas-feiras à tarde, para atender preferencialmente os estudantes da instituição; e quartas-feiras à noite, para atender especialmente a comunidade externa.
No ano passado foram oito sessões de cinema; além de um debate na Semana da Segurança do Trabalho. Teve também duas edições de um minicurso sobre descriminalização das drogas; e duas exibições do documentário catarinense “Terra Cabocla”, com a participação dos diretores do filme e de renomados pesquisadores sobre o Contestado. Além disso, foi lançado um blog com o objetivo de divulgar as atividades do projeto e publicar os textos de análise produzidos pelas bolsistas.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Isabel Cristina Hentz, em 2016 a ideia é aprofundar as discussões sobre cinema. “Nesse sentido, as principais atividades do Cinestória serão: ciclo de exibição e debates de oito obras cinematográficas, com periodicidade mensal; reuniões quinzenais com os integrantes do projeto para discussão de textos, obras sobre cinema e sobre os filmes; além da análise das obras exibidas, publicadas no blog”, conta a professora.
“Além disso, compilaremos os materiais produzidos no ano passado na forma de portfólio para as escolas da região. Conhecendo o projeto e caso tenham interesse, elas poderão solicitar a realização de exibições e debates”, adianta Isabel.
Cronograma
15/04 – “Adeus, Lênin!” (Classificação: 14 anos)
11/05 – “Bicho de Sete Cabeças” (Classificação: 14 anos)
17/06 – “Sociedade dos Poetas Mortos” (Classificação: 12 anos)
06/07 – “A Teta Assustada” (Classificação: 14 anos)
19/08 – “Estômago” (Classificação: 16 anos)
21/09 – “Teorema” (Classificação: 16 anos)
21/10 – “XXY” (Classificação: 16 anos)
09/11 – “A Lista de Schindler” (Classificação: 14 anos)
Todas as exibições acontecem no Bloco A do IFC Luzerna.
Fonte: Wagner Lenhardt/Ascom IFC luzerna.