Realizar intercâmbio no exterior tem se tornado frequente para os alunos da Unoesc. Desde o início da graduação, muitos deles buscam saber ainda mais sobre essa experiência que é rica em conhecimento. O curso de Odontologia, da Unoesc Joaçaba, está acolhendo diversos estudantes estrangeiros e também incentivando os seus a realizarem intercâmbio.
Pensando nisso, a coordenação do curso e o Centro Acadêmico, com o apoio do setor de Mobilidade Acadêmica da Unoesc, realizou uma atividade integrativa diferenciada, na última terça-feira (5). Intitulada como “Tarde da Almofada”, o objetivo foi promover a troca de experiências entre os acadêmicos de 1ª a 4ª fases com os seis intercambistas (Angola, Cuba, Equador e México) que estão na Unoesc cursando Odontologia. Os membros da Aiesec Chapecó, organização mundial formada por lideranças jovens, também estiveram presentes neste encontro.
Conforme explicou a coordenadora geral de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni, a atividade realizada com os acadêmicos de Odontologia foi essencial para o debate, especialmente por contar com a presença dos estudantes estrangeiros e da Aiesec.
— Temos uma parceria desde 2010 com a Aiesec, na qual promovemos atividades em conjunto e uma agenda muito voltada ao exterior. Esse bate-papo foi motivado pela curiosidade acerca de uma nova cultura e de preparação e planejamento para ser um futuro intercambista — disse Kaline.
A coordenadora de Odontologia, professora Andrea Gallon, afirmou que a atividade aconteceu com o objetivo de oportunizar a integração entre os alunos e os colegas estrangeiros, com foco no multiculturalismo do curso, pela diversidade presente vivenciada. O momento também foi para esclarecer dúvidas sobre as oportunidades no exterior.
— A intenção é trabalhar questões de diversidade e integração entre todos os alunos. Temos hoje no curso um grupo grande de estrangeiros, e isso naturalmente gera muita curiosidade por parte dos nossos estudantes. Como todos estão inseridos em fases diferentes, muitos não têm a oportunidade de se conhecerem, por isso esta atividade — falou a coordenadora.
Luiz Daniel Olivas Buhaya é um dos estudantes estrangeiros que está realizando intercâmbio na Unoesc, no curso de Odontologia. O aluno, do México, ficará em Joaçaba no período de seis meses e disse estar adorando a experiência. Ele também ressaltou a importância da atividade realizada pela coordenação, para integração.
— É muito importante este momento para que nós intercambistas possamos conhecer mais da cultura do Brasil e os alunos do curso a nossa — reiterou.
A acadêmica da 4ª fase de Odontologia, Larissa Ferreira, também relatou estar feliz com a atividade promovida, por considerar essencial a integração entre os acadêmicos e intercambistas.
— Acho muito importante o convívio com os alunos estrangeiros, pois nos estimula também a conhecer novos lugares, culturas e realizar intercâmbio — ressaltou a estudante.
Reunião com a Aiesec
Além de participarem da atividade realizada pelo curso, os membros da Aiesec Chapecó participaram de uma reunião na Unoesc, nesta terça-feira (5). Estiveram presentes a coordenadora geral de Cooperação Internacional e Mobilidade Acadêmica da Unoesc, professora Kaline Zeni, a coordenadora de Odontologia, professora Andrea Gallon, a professora deste curso, Grasiele de Oliveira Ramos, e a secretária geral de Mobilidade Acadêmica, Glaucia de Cesaro Luthi.
Na oportunidade, possibilidades para futuras parcerias entre a Unoesc e a Aiesec foram discutidas. Conforme a coordenadora, Kaline Zeni, tratam-se de ações que irão contribuir com o projeto de internacionalização da instituição.
A Aiesec é uma organização formada por jovens que se preocupam em liderar um impacto positivo na sociedade, por meio de experiências voluntárias e intercâmbios. A Aiesec está presente em cerca de 120 países e territórios.
Fonte: Jessica Novello /Ascom Unoesc