Notícias do Novo Tílias News

Câmara de Iomerê aprova Moção de Apelo em prol da suinocultura regional

A Moção de Apelo é de autoria do vereador e presidente da do legislativo, Rudinei Lauermann. A moção foi aprovada pelos vereadores durante a sessão desta terça-feira, dia 19.

No documento, o parlamentar faz um apelo em relação a grave situação que a Suinocultura catarinense vem enfrentando, além de solicitar às autoridades competentes, a manutenção para mais 60 dias, a redução do ICMS em relação aos Suínos Vivos, negociados entre os estados.

Lauermann, diz que a moção tem o objetivo de alertar as autoridades competentes sobre a difícil situação que a suinocultura catarinense, de modo especial na região do oeste do estado.

O vereador lembra que Iomerê é um grande produtor, tendo 72% do movimento econômico ligado a essa atividade. Lauermann destaca que um dos motivos para o colapso no setor é o alto custo dos insumos, pois o quilo do suíno vivo é comercializado por aproximadamente R$ 2,20, mas o custo de produção está acima dos R$ 4,10.

A Moção foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao Ministério da Agricultura, ao senador catarinense Dário Berger, ao Secretário Estadual da Agricultura Moacir Soplesa, ao governador Raimundo Colombo e aos deputados estaduais Natalino Lázare, presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio e José Nei Ascari, presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura.

Fonte: Rádio Tropical FM