Notícias do Novo Tílias News

Arroio Trinta: Câmara de Vereadores aprova projeto que cria função gratificada no quadro geral da administração municipal

Depois de tramitar nas comissões e receber parecer favorável, foi aprovado de forma unânime, pela câmara de vereadores de Arroio Trinta, na sessão realizada na noite de desta quarta-feira, o Projeto de Lei do Executivo, que cria função gratificada no quadro geral da administração pública municipal, no âmbito da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Durante a palavra livre, Darci da Soler, falou sobre a viagem que fez junto com outros vereadores de Arroio Trinta e da região para Florianópolis na Audiência Pública da Suinocultura, realizada na segunda-feira, dia 04.

Da Soler, diz que ficou decepcionado com os parlamentares catarinenses. Segundo Da Soler, apenas quatro, dos 40 deputados estaduais participaram da audiência: Natalino Lázare, Nei Ascari, Neudi Saretta e Dirceu Dresch.

Na visão do vereador Da Soler, para resolver as constantes crises na suinocultura é necessário estabelecer um controle de produção, para evitar os altos e baixos no setor. Mesmo com pouca representação dos deputados, Da Soler disse que a mobilização já surtiu efeito.

Santo da Silva se reportou a uma indicação, que apresentou sobre o poço artesiano de Linha Sangaletti. Santo da Silva informou que na última semana foi feita a medição da vazão do poço.

Segundo Santo, a vasão do poço é de mil litros por hora, suficiente para atender a comunidade. Ele informou ainda, que será instalado um equipamento para ligar e desligar a bomba automaticamente.

Santo também informa, que parte dos moradores da Linha Sagrada família, deverá ser abastecida pelo peço localizado na área industrial do município.

João Paulo Térci, falou sobre uma emenda parlamentar do deputado Federal Marcos Tebaldi, na ordem de R$ de 150 mil reais. Conforme Térci, o valor foi destinado inicialmente para a aquisição de uma balança, mas o recurso não será suficiente.

Térci disse que irá se reunir junto com os membros de seu partido com o prefeito Alcidir Felcher, para sugerir que o recurso seja utilizado para a compra de equipamentos agrícolas para o município.

Reovaldo Secco, disse que gostou da mobilização dos suinicultores e das lideranças empresarias e políticas na assembleia Legislativa na audiência pública da suinocultura.

Na opinião de Secco, o problema da falta de milho não é de hoje, mas vem ocorrendo já há muito tempo, principalmente por falta de incentivo do governo para produzir o grão.

Joarez Lidani, também disse que não há controle no setor primário, nem na produção de milho e nem na produção de suínos. Na visão de Lidani, quem mais está sofrendo com a crise da suinocultura, são os pequenos produtores.

Lidani destacou que o governo de Santa Catarina, está lançando um plano de incentivo para o plantio de milho, com o objetivo para aumentar a oferta do cereal no estado.

Lidani também disse que ficou decepcionado com a falta de engajamento e representatividade dos parlamentares na audiência pública da suinocultura.

Adriane Biava informou, que por força de lei, dentro do prazo de um ano e meio, os produtores rurais terão de emitir as notas de produtor, por meio eletrônico. De acordo Adriane, para que o produtor possa ter condições de fazer a emissão das notas eletrônicas, serão oferecidos cursos gratuitos por meio do SENAR.

O presente da câmara, Luiz Biava destacou a audiência pública da suinocultura. Biava também lamentou a falta de representação de mais deputados no evento.  A Próxima sessão do legislativo de Arroio Trinta, será na segunda-feira, dia 11, às 19 horas.

Fonte: Rádio Tropical FM