Notícias do Novo Tílias News

Água Doce: Na sessão do Legislativo de Água Doce um Pedido de Informação, uma Moção e uma Indicação no Expediente

Atendendo um pedido a câmara, Orlando Fávero utilizou a palavra livere na sessão realizada ontem à noite, para esclarecer dúvidas, sobre recebimento de recursos do PMAQ do Governo Federal.

Segundo Fávero, Água Doce é contemplada com o programa de excelência das Estratégias da Saúde da Família e recebe aproximadamente R$ 21.000,00, sendo que 60% é rateado entre os servidores.

Fávero explanou os números e disse que o município recebeu no ano passado quatro parcelas, referente a setembro, outubro, novembro e dezembro e foram repassadas aos servidores, apenas duas parcelas, que foram recebidas após a aprovação do decreto que regulamenta o repasse.

Fávero disse que o Governo Federal está repassando os valores com atraso de aproximadamente 90 dias. Ainda no expediente de ontem, foi aprovado Pedido de Informação de autoria do Vereador Evandro Zanatto, que solicita qual foi a providência tomada com as famílias atingidas pelo alagamento do córrego às margens da Rua Oscar Rodrigues da Nova, que tiveram as residências submersas pelas águas, em 2015.

Zanatto diz que tem conhecimento de que a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, não repassou recursos aos atingidos. Desse modo, o vereador quer saber qual será a atitude que a Defesa Civil do Município de Água Doce e, a atual administração irão tomar para o ressarcimento, ou pelo menos minimizar os prejuízos causados pela enxurrada.

Zanatto, também solicita o encaminhamento de cópia do parecer jurídico da procuradora do Município de Água Doce, referente ao assunto ou do Presidente da Defesa Civil Municipal.

O Vereador Vilson Verona também teve uma Indicação aprovada. Verona solicita para que se estude a viabilidade de proceder com melhorias imediatas na ponte que dá acesso à residência da Senhora Tereza Weber, localizada na comunidade de Nova Vicenza.

Segundo Verona esta é uma reivindicação que já passou pela casa e, atende a indicação da Câmara Mirim, e ontem voltou à tona. Verona diz que é um acesso que necessita de melhorias imediatas, pois segundo o vereador, a família tem o intuito de construir uma casa no local e as empresas que entregam o material de construção se negam de fazer a entrega de materiais devido a precariedade da ponte.

E foi aprovada moção de autoria da Presidência que concede o Título de Cidadão Honorário ao Água-docense Agenor Santos, pelos relevantes serviços prestados. Agenor Santos nasceu em Água Doce, no dia 24 de agosto de 1932.

Ele foi duas vezes primeiro suplente de vereador, Suplente de Juiz de Paz no Distrito de Herciliópolis, Secretário de Obras deste Município na gestão do Prefeito Nilso Ferretti e fundador do Centro de Tradições Gaúcha, CTG Mangueira Velha em Vista Alegre.

No uso da tribuna a participação do Dr. Ivan Raul Guerreiro Mendes e do Secretário de Saúde Orlando Fávero.





Fonte: Rádio Tropical FM