Notícias do Novo Tílias News

Videira: Secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Videira, Dorival Carlos Borga, apresenta projeto para que Santa Catarina transporte milho

Para atender a demanda dos produtores de suínos, bovinos e aves, o Governo de Santa Catarina e a iniciativa privada estudam a possibilidade de trazer milho de outros estados utilizando não só as rodovias, mas também a malha ferroviária.

A intenção é que a carga saia de Goiás ou do Mato Grosso e seja descarregada em Lages.

Esta foi a primeira conversa para tratar do transporte de milho via ferrovias para Santa Catarina e, de acordo com o governador Raimundo Colombo, esta é uma questão fundamental para o estado.

São quase 90 mil famílias catarinenses ligadas à suinocultura, bovinocultura e avicultura que dependem do milho para a continuidade de suas atividades e, hoje, o grão que chega a Santa Catarina é até R$ 10,00 mais caro do que o comercializado nas regiões produtoras.

O secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, explica que o milho representa mais da metade dos custos de produção de aves e suínos e o uso de trens para seu transporte pode evitar uma crise nesses setores.

O projeto foi apresentado pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Videira, Dorival Carlos Borga, que ressalta a importância da estrada de ferro para dar mais competitividade ao agronegócio catarinense. Salientou Borga, que o estado não pode parar de crescer e essa pode ser uma grande oportunidade.

Fonte: Rádio Tropical FM