O projeto de construção da 2ª Etapa do Parque Linear do Rio do Peixe começa a sair do projeto para se tornar realidade nesta semana. O primeiro passo será a retirada de parte dos trilhos instalados no trecho. Segundo o prefeito Wilmar Carelli para promover a alteração o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e a Prefeitura de Videira assinaram um Termo de Cessão (nº098/2015), que permite a intervenção na área de 5.406,70 m² dentro do pátio ferroviário de Videira. O prefeito explica que serão retiradas apenas as linhas que o trem utilizava para manobra, sendo que a linha principal vai permanecer intacta, dando condições plenas para o trem circular, caso o trecho seja reativado. “Sabemos que uma parte da comunidade está preocupada com o acervo histórico da ferrovia, no entanto, queremos tranquilizá-los, pois toda a intervenção será feita de acordo com o que prevê o DNIT. A Prefeitura, inclusive tem a obrigação de armazenar e conservar os trilhos que serão retirados para futura reutilização”.
Carelli ainda esclarece que a retirada de parte dos trilhos não impacta em nada a possível reativação da ferrovia, pois os trilhos que serão retirados eram utilizados para a manobra do trem, fato que nos dias atuais seria inviável na área central da cidade. “Ou seja, caso um dia o trem volte a circular, o pátio de manobra obrigatoriamente terá que ser construído em um local mais afastado, por questão de segurança”.
Outra questão que merece esclarecimento é em relação a retirada da vegetação existente na área. Carelli destaca que a Prefeitura tem consciência da importância da preservação de árvores no local, tanto é que a ideia do parque é justamente revitalizar as margens do Rio do Peixe, com um mirante que integre o parque à natureza. O que acontecerá é que todas as árvores nativas e a mata ciliar serão preservadas e recuperadas. Apenas as árvores exóticas serão substituídas por espécies nativas. “No mundo todo, a questão ambiental e a criação de áreas de lazer que integram a natureza são essenciais e, todo o projeto do Parque Rio do Peixe foi embasado nessa premissa”, disse o prefeito.
O projeto da nova praça
A 2ª Etapa do Parque Linear do Rio do Peixe será denominada Praça Largo da Estação. O projeto iniciará nas proximidades da ponte Cézar Carelli, onde está a Praça do Lazer, até o Corpo de Bombeiros, nas proximidades da Ponte Aderbal Ramos da Silva. O novo espaço tem como objetivo se tornar o ponto de encontro, happy-hour e convívio entre as pessoas, além de também constituir o ponto principal de recepção ao turista que visita a cidade. Será uma grande área aberta para receber diferentes tipos de eventos integrando, também, o restaurante que se localiza na antiga Estação Ferroviária. Haverá um monumento que faz menção a uva, símbolo da cidade e uma fonte com jatos de água que interage com a população.
O projeto ainda prevê a construção de uma arquibancada, um mirante para o Rio do Peixe, uma área de convivência com bancos e pergolado, além da interligação das duas praças com pista de caminhada e de bicicleta. A construção de vários acessos pela Rua Nicolau Cavon também está prevista.
O Investimento na construção da Praça Largo da Estação será de R$ 1.512.715,21. Sendo R$ 1.148.806,50 para a construção da Praça e R$ 363.908,71 para o projeto elétrico e de iluminação pública. A obra terá a parceria do Governo do Estado que repassará R$ 1,3 milhão para a execução do projeto. O prazo para a conclusão é de 240 dias. A obra será executada pela empresa Ademir Luiz Bogoni FI EPP e o projeto elétrico pela empresa GL Construtora e Incorporadora Ltda.
Carelli ainda esclarece que a retirada de parte dos trilhos não impacta em nada a possível reativação da ferrovia, pois os trilhos que serão retirados eram utilizados para a manobra do trem, fato que nos dias atuais seria inviável na área central da cidade. “Ou seja, caso um dia o trem volte a circular, o pátio de manobra obrigatoriamente terá que ser construído em um local mais afastado, por questão de segurança”.
Outra questão que merece esclarecimento é em relação a retirada da vegetação existente na área. Carelli destaca que a Prefeitura tem consciência da importância da preservação de árvores no local, tanto é que a ideia do parque é justamente revitalizar as margens do Rio do Peixe, com um mirante que integre o parque à natureza. O que acontecerá é que todas as árvores nativas e a mata ciliar serão preservadas e recuperadas. Apenas as árvores exóticas serão substituídas por espécies nativas. “No mundo todo, a questão ambiental e a criação de áreas de lazer que integram a natureza são essenciais e, todo o projeto do Parque Rio do Peixe foi embasado nessa premissa”, disse o prefeito.
O projeto da nova praça
A 2ª Etapa do Parque Linear do Rio do Peixe será denominada Praça Largo da Estação. O projeto iniciará nas proximidades da ponte Cézar Carelli, onde está a Praça do Lazer, até o Corpo de Bombeiros, nas proximidades da Ponte Aderbal Ramos da Silva. O novo espaço tem como objetivo se tornar o ponto de encontro, happy-hour e convívio entre as pessoas, além de também constituir o ponto principal de recepção ao turista que visita a cidade. Será uma grande área aberta para receber diferentes tipos de eventos integrando, também, o restaurante que se localiza na antiga Estação Ferroviária. Haverá um monumento que faz menção a uva, símbolo da cidade e uma fonte com jatos de água que interage com a população.
O projeto ainda prevê a construção de uma arquibancada, um mirante para o Rio do Peixe, uma área de convivência com bancos e pergolado, além da interligação das duas praças com pista de caminhada e de bicicleta. A construção de vários acessos pela Rua Nicolau Cavon também está prevista.
O Investimento na construção da Praça Largo da Estação será de R$ 1.512.715,21. Sendo R$ 1.148.806,50 para a construção da Praça e R$ 363.908,71 para o projeto elétrico e de iluminação pública. A obra terá a parceria do Governo do Estado que repassará R$ 1,3 milhão para a execução do projeto. O prazo para a conclusão é de 240 dias. A obra será executada pela empresa Ademir Luiz Bogoni FI EPP e o projeto elétrico pela empresa GL Construtora e Incorporadora Ltda.