Notícias do Novo Tílias News

Prefeitura de Videira recolhe toneladas de lixo depositadas irregularmente no Contorno Sul

A Prefeitura de Videira iniciou nesta quarta-feira (30) o recolhimento dos entulhos depositados as margens do novo traçado do Contorno Sul. No local, servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estão recolhendo toneladas de restos de construção, móveis, colchões, dezenas de televisores antigos e até alimentos perecíveis vencidos. Para o secretário Celso Brancher, além do contágio do meio ambiente, a atitude também mostra o desrespeito de algumas pessoas e empresas com a a sociedade. “O cidadão ou as empresas que depositam esse lixo em local inadequado, estão tomando pelo menos dois dias de trabalho dos nossos servidores que poderiam estar trabalhando em outras frentes em prol da cidade. Fora isso também colocam a saúde da população em risco, porque este lixo acumulado se torna um potencial criadouro do mosquito da dengue”, diz Brancher.

O secretário esclarece que o município recolheu o lixo após contato com a Vigilância Sanitária Municipal, que apontou o risco da formação de focos do mosquito. No entanto, Brancher esclarece que a responsabilidade legal do município é recolher apenas o lixo doméstico, cuja taxa é cobrada juntamente com o IPTU. Outros tipos de lixo, como materiais industriais, sucatas eletrônicas, entre outros são de inteira responsabilidade da empresa ou cidadão que produz, que deve dar a destinação correta. “Mas mesmo não sendo obrigada , a Prefeitura criou um projeto especial para o recolhimento de galhos e móveis, bastando o cidadão se informar, no DSU, sobre o calendário e depositar esse lixo no dia correto. Fora isso, a CDL Videira também tem o projeto Recicla CDL que a cada dois ou três meses recolhe gratuitamente todo lixo eletrônico. Então, porque esses cidadãos e empresas não agem com consciência? Preferem onerar ainda mais o serviço público e prejudicar a maioria da população, pois esse lixo que a Prefeitura acaba de recolher vai ser destinado à empresa que dá destinação correta, mas ela vai cobrar a Prefeitura por isso!”.

Brancher destaca que a comunidade pode ajudar, denunciando os infratores. Para isso, basta acionar a Vigilância Sanitária Municipal , por meio do telefone 3531-1091, que vai fazer a autuação para que os responsáveis sejam punidos criminalmente. O secretário diz ainda que o cidadão que presenciar o crime pode auxiliar com a produção de provas, como fotos e vídeos onde apareçam os infratores e as placas dos carros, por exemplo. 

















Fotos: Pedro Schaitel

Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira