Notícias do Novo Tílias News

Luzerna: Prefeito diz que Sindicato apresentou números falsos para justificar perdas salariais de professores


O prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, usou as redes sociais para afirmar que o Sindicato dos Servidores Municipais de Água Doce e Região, do qual o município de Luzerna faz parte da base, apresentou números falsos para justificar perdas salariais dos servidores da educação.

Segundo o prefeito, este é o primeiro ano que os servidores não recebem a correção total da inflação, diferente do que o sindicato havia alegado. Moisés voltou a afirmar que foram feitos esforços para garantir o percentual de 5,48%, dentre eles, não conceder qualquer reajuste aos vereadores e a ele mesmo.

A manifestação do sindicato foi mostrada em uma reportagem do Portal Éder Luiz na semana que passou. Clique Aqui e relembre!

Leia o que disse o prefeito:

Na última semana o Sindicato dos Servidores Municipais de Água Doce e Região, que representam os professores de Luzerna, apresentou a imprensa um panfleto que dizia que os professores são desvalorizados em Luzerna. Ontem o sindicato foi até a câmara de vereadores para dizer que os professores estavam com perdas salariais.

Fiz questão de riscar no próprio panfleto as informações, porque elas são falsas.
Tanto em 2013, 2014 e 2015 todos os servidores do município receberam a correção da inflação. Foi utilizado o INPC e dado a reposição tal e conforme os índices oficiais.

A perda salarial começa agora em 2016, porque o índice do INPC de 10,97%, esta vez foi concedido somente pela metade, 5,48%. Foi tomada tal medida porque nossa receita de transferências governamentais no ano passado foi somente de 1,9% superior em relação ao ano anterior. Como a inflação está batendo na casa do 11%, então a própria prefeitura está com uma defasagem bem grande. Porém estamos tomando medidas: cortamos cargos comissionados; salário do prefeito, vice, secretários, cargos comissionados, vereadores todos não tiveram nada de correção e estão congelados.

Todo este esforço é para conceder pelo menos metade da perda inflacionária, isso que nossa receita este ano já está negativa. 

O Brasil passa por um momento complicado. O desemprego aumentou, falta crédito e os trabalhadores no geral estão se mantendo com o salário que estão ganhando.

O Sindicato deve ter bom senso e acima de tudo se informar antes de criar expectativas com os professores. Também sou professor, investimos muito na educação e não gostei nenhum pouco de ver a frase que os professores são desvalorizados em Luzerna.

Fonte: Portal Éder Luiz