Os alunos são egressos dos cursos subsequentes ao ensino médio e também da concomitância externa (esta que hoje não é mais ofertada pela instituição), conforme explica o diretor-geral do IFC Luzerna, professor Eduardo Butzen. “As formaturas eram um ponto falho em nosso processo. Quando não tínhamos a modalidade integrada ao ensino médio, a fase escolar era mais importante tanto no subsequente quanto na concomitância”, comenta.
“Quando o aluno terminava a escola, ele tinha que ir para o estágio do curso técnico e fazer o trabalho de conclusão – o que nem sempre acontecia. Fomos atrás desses alunos para que eles não perdessem o tempo limite para a conclusão do curso, garantindo assim a certificação de todos”, fala Butzen. O Setor de Estágios do campus foi atrás de cada aluno que ainda tinha a possibilidade de fazer esta última etapa, podendo concluir a formação. “Todos estes cursos são referendados pelas demandas regionais através da sintonia que a nossa equipe tem de buscar essas informações junto ao mercado de trabalho”, destaca o diretor.
Agora Técnico em Automação Industrial, Paulo Adriano da Silva comemora o momento. “Embora atualmente não esteja trabalhando na área, ainda consigo aplicar os conhecimentos do curso no meu emprego”, fala. “Foram dois anos de estudo bastante puxados, cheios de desafios. Trabalhava durante o dia e fazia o curso técnico durante a noite. Sempre fazendo o máximo para conciliar tudo”, diz o formando. “No curso você tem acesso aos conhecimentos, mas é preciso correr atrás das coisas também fora da instituição.”
Paulo é natural de Campo Erê, mas reside em Joaçaba há 14 anos. “Ter uma instituição pública federal aqui na região abriu os horizontes de todo mundo. Hoje, a pessoa que tem vontade de se qualificar, tem a oportunidade de fazer um curso de qualidade com professores qualificados, e sem pagar nada por isso”, destaca.
Atualmente o IFC Luzerna oferece os cursos técnicos em Automação Industrial (modalidades integrada e subsequente ao ensino médio), Mecânica (subsequente) e Segurança do Trabalho (integrado). Ainda neste ano, o campus terá as solenidades de formatura da primeira turma de graduação em Engenharia de Controle e Automação e dos primeiros egressos do Ensino Médio Integrado.
Fonte: Wagner Lenhardt/ Ascom IFC