Notícias do Novo Tílias News

Lançado em Arroio Trinta o projeto Agro 30 para estimular a produção de leite e carne

O ato de lançamento do projeto ocorreu na manhã deste sábado, dia 19, no são paroquial da cidade de Arroio Trinta.



O projeto consiste em um programa de desenvolvimento sustentável e permanente para estimular a produção de leite e de carne. O evento contou com a presença de lideranças políticas, lideranças do agronegócio da região e de bovinocultores de Arroio Trinta.

O lançamento do projeto contou com quatro palestras: com o médico veterinário Fabrício Ventura do Laticínios Tirol, que destacou oportunidade, que para o produtor ser competitivo e obter mais rentabilidade na atividade leiteira, deve seguir quatro pilares: ter qualidade, escala, controle de gestão e investimentos.

O gerente do Banco do Brasil, agência de Arroio Trinta, Laércio Deon apresentou as linhas de crédito, disponibilizadas pelo banco para investimentos no setor leiteiro. Segundo Deon, o banco oferece financiamentos para a aquisição de equipamentos, planteis, galpões e uma linha especial para a compra de trator usado, com prazo de até dez para quitar. 

O secretário de desenvolvimento econômico de Fraiburgo, apresentou um caso de sucesso, sobre a produção de leite em uma pequena propriedade do município de seis hectares, que produz mais de 5 mil litros por mês, com um plantel de 14 vacas em lactação, tratas a base de pasto.

E por último, o Secretário Adjunto de Agricultura de Santa Catarina, Ariton Spies falou sobre o atual cenário mundial do leite e traçou as tendências de produção e de marcado para o setor para os próximos anos.

Spies afirmou que o leite será a nova estrela do agronegócio, com destaque para a região Oeste do Estado. Santa Catarina é o estado que mais cresce no Brasil, com um incremento médio de 10% ao ano.

Segundo Spies, a estimava é que em 2023, a produção brasileira de leite, terá 5 bilhões e 500 milhões de litros excedentes por ano, sendo que a saída para este volume, será exportação.  Mas, para isso, de acordo com Spies, o produtor precisa ter qualidade para competir no mercado externo.

Ariton Spies recomendou que o produtor precisa fazer melhor, com o que já tem na propriedade, produzir com alta qualidade e, com baixo custo. O Ideal conforme ele, é produzir 20 mil litros por hectare/ano. Por fim, Airton Spies disse que o cenário aponta que o produtor de leite pode obter boa lucratividade, mas é preciso fazer o dever de casa.

Um dos produtores presentes no evento, foi Gilberto Serighelli da Linha Sangaletti. Serighelli, diz que gostou das informações repassadas pelos palestrantes, apesar de ter ficado meio receoso com as tendências apontados, ele almeja investir no setor.

Gilberto Serighelli, tem um plantel de 30 vacas em lactação e produz uma média de 500 litros por dia. Serighelli pretende apostar na área, a ideia dele é dobrar a produção na propriedade. 

O prefeito Alcidir Felchilcher diz que o primeiro passo foi dado e, que o grande desafio fica por conta da efetiva implantação do programa. Conforme Felchilcher, uma das primeiras medidas, será a contratação de mais um técnico por meio da Epagri, para prestar assistência aos produtores, especialmente na área de pastagens.

Outra medida a ser adotada, será a visitação em propriedades modelos da região. O prefeito está confiante no projeto, principalmente porque conta com apoio da câmara de vereadores, do deputado Natalino Lázare e de órgãos e instituições governamentais.

A vereadora Adriane Biava, idealizadora do projeto, se mostrou satisfeita com a boa presença dos produtores no evento. Segundo ela, cerca de 80% dos bovinocultores de leite do município compareceram no lançamento do programa. Adriane acredita que com a implantação do programa, a renda do produtor vai aumentar e gerar mais retorno econômico par o município de Arroio Trinta.

O projeto foi elaborado pela Trop Eventos da Rádio Tropical FM, sendo mais um produto disponibilizado pela empresa para a região. Conforme o diretor geral da emissora, Nereo Lopes de Lima, o projeto fica à disposição dos demais municípios região, que já mostraram interesse no programa.















Fonte: Rádio Tropical FM