Notícias do Novo Tílias News

Joaçaba: Unoesc promove mesa-redonda com profissionais da saúde para debater o mosquito Aedes aegypti

Todas as informações e curiosidades que envolvem o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, foram repassadas na última quinta-feira (17), no auditório Afonso Dresch, da Unoesc Joaçaba.

 O evento, promovido pelo curso de Enfermagem e pelo Mestrado em Biociências e Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo discutir, informar e orientar a população sobre as doenças causadas por este mosquito, que estão preocupando o país. Alunos, professores, profissionais da área e a comunidade em geral estiveram presentes.

 O debate ocorreu por meio de uma mesa-redonda, mediada pela secretária municipal de Saúde de Joaçaba e professora da Unoesc, Paula Giovana Kleber. Também participaram as biólogas da 7ª Regional de Saúde, Brigite Regesburger e Carolina Ester Foppa, a médica da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel de Carli Bortoli, a bióloga desta Secretaria, Tailise Cristina Kopp e a enfermeira Paula Xavier. 

 Na oportunidade, a secretária informou que o município está realizando diversas ações em parceria com a universidade para auxiliar no combate ao mosquito.

— Nossa parceria tem resultado em inúmeras informações importantes à comunidade. Em 2015 realizamos limpezas na cidade e no Rio do Tigre, bem como em 2016, para eliminar entulhos que possam servir de criadouros ao mosquito. Também realizamos palestras educativas nas escolas municipais, com os alunos da Unoesc e funcionários da Secretaria, e uma panfletagem na praça — disse a secretária.

 A coordenadora do curso de Enfermagem, professora doutora Fabiana Meneghetti Dallacosta, reiterou que o combate ao mosquito é responsabilidade de todos.

 — O tema é muito atual e tem causado preocupação para os serviços de saúde. Entretanto, o combate ao mosquito é responsabilidade de todos, por isso nosso objetivo ao ofertar o evento é possibilitar informações à população — finalizou.

 Outras ações em 2016 serão programadas pela universidade em parceria com o município para tratar o assunto.

fonte: Jessica Novello/Ascom Unoesc