Notícias do Novo Tílias News

Herval d’ Oeste e Joaçaba tem parecer favorável do CETRAN para implantar corredor de motos

O sinal verde para que a implantação definitiva do corredor de motos aconteça veio do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) .De acordo com o vereador Everton Parisenti, que fez a indicação para a implantação desse espaço na Ponte Emílio Baumgart, (projeto que teve aprovação unânime na Câmara de Vereadores), resta agora que os órgãos de trânsito dos municípios interessados, no caso Joaçaba e Herval d’ Oeste, decidam e de fato coloquem o corredor em prática.

O parecer favorável do Conselho Estadual de Trânsito foi repassado após um pedido de informação enviado ao órgão e discutido numa reunião nesta segunda-feira.“Tínhamos que ir em busca de legalizar o projeto. Para isso procuramos primeiro o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que nos orientou a conversar com o Conselho Estadual e recebemos a seguinte informação: Os órgãos e entidades executivos e rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua Circunscrição, têm competência para planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, bem como implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e equipamentos de controle viário, de forma que não há óbice (impedimento) jurídico para tal implantação”. leu o vereador Everton Parisenti. Com isso caberá aos municípios entrarem em consenso para implantar e legislar sobre o corredor de motos.

O corredor de motos na ponte Emílio Baumgart foi implantado em caráter experimental em junho de 2015, como alternativa para agilizar o trânsito nos horários de pico, mas passados 10 meses, mesmo que não haja mais demarcações delimitando seu espaço na pista, motoqueiros ainda o utilizam. Para que o corredor seja de fato implantado será necessário adequar corretamente o espaço que fica no meio da ponte não só marcando o espaço, como sinalizando o local. “90% dos motoristas que trafegam pela ponte aprovaram a iniciativa, que também contribuiu para a redução de acidentes. Com o parecer do CETRAN, nos próximos dias uma outra ou reunião será feita com os conselhos de trânsito de Joaçaba e Herval d’ Oeste e após isso será a vez do planejamento de infraestrutura necessário para que seja implantado”.



Se a fase experimental acabou, é correto utilizar?

Em janeiro desse ano o Portal Éder Luiz procurou a Polícia Militar para esclarecer sobre a utilização do espaço agora que a fase experimental chegou ao fim. O posicionamento da polícia militar em entrevista concedida no dia 14 de janeiro 2016, foi o seguinte:

De acordo com o subtenente do 26º batalhão da Polícia Militar em Herval d’ Oeste, Major Valdeci Oliveira da Silva, a responsabilidade depois que a fase teste excedeu é de quem continua utilizando o meio da ponte como se o corredor estivesse demarcado. “Da forma como está, a travessia pelo meio da ponte é considerada irregular e pode sim implicar em multa por ultrapassagem indevida. Em caso de acidente o motoqueiro poderá ser notificado também, já que pela lei ele tem trafegar como os demais veículos” explicou, o subtentente.

Para Policia Militar, a ideia é valida e pode contribuir para a mobilidade porém, necessita da adequação do espaço de forma correta para não gerar duvidas. “Se for o caso de ser implantado, até lá, cabe utilizar o bom senso e cuidado ao trafegar pela ponte”. Finalizou

Fonte: Redação Portal Éder Luiz