Notícias do Novo Tílias News

Copa Scherer 4×4 abre temporada em Tangará



A abertura da temporada 2016 da Copa Scherer 4×4 de Jeep Raid, realizada na manhã deste domingo (20), em Tangará, teve elementos clássicos de uma disputa offroad de regularidade: adrenalina, desafios e uma trilha técnica, que colocou à prova a habilidade de pilotos e navegadores. Além disso, a primeira etapa do ano reforçou o caráter familiar da competição, isso porque nas três categorias em disputas as duplas campeãs são formadas por pai e filho.

Da largada, em frente à prefeitura de Tangará, até o fim da trilha, na pousada Rancho Moinho Velho, os competidores percorreram 76 quilômetros em cerca de 4 horas. Grande parte desse caminho foi em meio à mata fechada, com muitas subidas e descidas fortes e variação constante de velocidade. Ao todo, 24 veículos realizaram a prova nas três categorias competitivas: “A” (veículos novos), “B” (veículos antigos) e “N” (novatos).


Quem se deu bem, marcando pontos valiosos para o campeonato, foram as duplas formadas por pai e filho. Na categoria “A”, os atuais campeões Elemar Kirst e Henry Ritter Kirst, de Piratuba, venceram por uma diferença mínima de quatro pontos sobre a dupla vice-campeã. Já na categoria “B”, o título ficou com o Edmundo Hackmann e André Hackmann, também de Piratuba. O carro deles apresentou problemas mecânicos antes da largada e mesmo com o conserto improvisado foram campeões. Entre os novatos, a dupla de Curitibanos formada por Telmo Ferreira Bastos e a filha Sabrina Louise Sonda Bastos, cuja experiência na navegação se limita a quatro provas, chegou à frente dos concorrentes. Assim, os troféus de campeões da etapa de Tangará ficaram todos em família.

Além da prova, a Copa Scherer 4×4 também realiza o passeio, uma categoria na qual não existe disputa. Nesta 1ª etapa, o passeio contou com 28 carros. Os participantes percorreram uma trilha alternativa de 25 quilômetros, também em meio a mata fechada, com atoleiros e outros obstáculos.
Para o diretor da prova, Filipe Diogo Paganini, a avaliação positiva dos competidores demonstra que a Copa Scherer 4×4 entrou numa nova fase de organização e disputas. “Este é o quarto ano que Tangará recebe a abertura da temporada. Mesmo sem a confirmação de chuva, aguardada com expectativa para molhar o piso da prova e aumentar o grau de dificuldade, tivemos uma excelente prova. Foi apenas uma demonstração do que vem por aí”, enfatiza.

A Copa Scherer 4×4 é realizada pela LOCIA (Liga do Oeste Catarinense e Sul Paranaense de Automobilismo para Esportes Off-Road e Regularidade), entidade que reúne desde 2007 os clubes de jipeiros das cidades que receberão as provas. A próxima etapa será realizada nos dias 16 e 17 de abril, em Capinzal.

COMPROMISSO AMBIENTAL

Sediada no Meio-Oeste, uma das regiões mais belas do estado, a Copa Scherer 4×4 tem o compromisso de conscientizar competidores e comunidades sobre a preservação do meio ambiente. Como evento Carbon Free, todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas pelos próprios competidores. Em Tangará, todos os pilotos e navegadores realizaram a ação prevista no regulamento, que será repetida durante as outras sete etapas ao longo do ano.



RESULTADO DA ETAPA
Categoria A
1º Elemar Kirst / Henry Ritter Kirst – Piratuba
2º Rogerio Acunha / Gustavo Plieski – Concórdia
3º Eloi Petry / Naor Petry – Joaçaba
Categoria B
1º Edmundo Hachmann / André Hackmann – Piratuba
2º Rodrigo Reisdorfer / Marcio Camaroto – Joaçaba
3º Bruno Tesser / Welliton Scotta – Caçador
Categoria N
1º Telmo Ferreira Bastos / Sabrina Louise Sonda Bastos – Curitibanos
2º Valdir Biazus Cortina / Edson Zagonel – Joaçaba
3º Juliano Matzenbacher / Carlos Surdi – Piratuba
 PRÓXIMAS ETAPAS
2ª Etapa – Capinzal, 16 e 17 de abril
3ª Etapa – Joaçaba, 21 e 22 de maio
4ª Etapa – Videira, 18 e 19 de junho
5ª Etapa – Luzerna, 27 e 28 de agosto
6ª Etapa – Pinheiro Preto, 24 e 25 de setembro
7ª Etapa – Concórdia, 29 e 30 de outubro
8ª Etapa – Piratuba, 19 e 20 de novembro
Fonte: Herton Farias/Ascom