Notícias do Novo Tílias News

Videira: Prefeitura inicia reparo no muro de contenção no trecho desmoronado da Rua Xv de Novembro

A Prefeitura de Videira iniciou os trabalhos de recuperação de contensão no muro/gabião na Rua XV de Novembro, no trecho que sofre constantes deslizamentos por causa das chuvas. A obra que iniciou em setembro de 2014 sofreu algumas paralisações devido as fortes chuvas que provocaram a movimentação de terra na parte superior, causando o desabamento de parte do muro. Nesta nova etapa a Prefeitura contratou, por meio de licitação, uma empresa especializada para realizar a recuperação da parte do muro que cedeu. No local, o trânsito flui em meia pista, por isso, os motoristas estão sendo orientados a buscar rotas alternativas.

O investimento nesse reparo será de R$ 62.029,88 e neste caso os recursos são do município. “Só estamos fazendo a recuperação da parte que cedeu e estamos investindo recursos próprios para agilizar a conclusão dessa obra. No entanto, vamos encaminhar um pedido para que esse dinheiro nos seja devolvido, já que esta é uma obra da Secretaria Nacional de Defesa Civil e foi intermediada pela Defesa Civil Estadual como resultado de pedidos feitos pela Prefeitura de Videira”, diz o coordenador da Defesa Civil Municipal – Dinilso Gaio.

Gaio também explica que após a conclusão dessa etapa a empresa vencedora da primeira licitação para a construção do muro/gabião volta a Videira para concluir o trabalho, que prevê a instalação de canaletas que levarão a água até o rio e mantas geotexteis para auxiliar na contenção, além do plantio de grama. “Por conta do incidente que fez o muro ceder, a empresa teve que paralisar o trabalho, no entanto, já está ciente que nos próximos dias deverá voltar ao município para concluir os trabalhos previstos no contrato inicial”.

O investimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil na obra considerada contenção de encostas é de R$ 278.378,94. Segundo o prefeito Wilmar Carelli, a construção é de extrema importância para a segurança dos moradores daquele trecho, bem como para motoristas e pedestres que trafegam pela via. “Há alguns anos este trecho apresenta problemas. Tanto é que a Defesa Civil chegou a condenar uma casa existente naquele trecho e interditando, por alguns períodos, outros imóveis. Isso sem contar os deslizamentos de terra que acontecem em períodos de chuva e que acabam fechando essa que é uma das principais ruas da área central de Videira. No entanto, acreditamos que com essas novas medidas, esse problema será solucionado”.






Fotos: Josiane Ugolini

Fonte: Silvia Palma - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira