Agricultores, juventude rural, agentes comunitários e agentes públicos, a partir de 16 anos e com ensino fundamental completo, podem participar do curso, que é gratuito. As inscrições devem ser feitas na coordenação de Ciências Biológicas, da Unoesc Joaçaba, pelo telefone (49) 3551-2071, ou pelo site
Com o curso, o Ministério do Meio Ambiente objetiva fortalecer a agricultura familiar e incentivar a reflexão sobre as realidades do campo, a produção de alimentos de forma sustentável e a conservação do meio ambiente. Os alunos serão orientados a pensar sobre os aspectos socioambientais do território onde vivem, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e a conservação dos recursos naturais no meio rural.
Para o coordenador do curso de Ciências Biológicas, professor Roberto Degenhardt, as temáticas abordadas são fundamentais para as comunidades rurais, especialmente da agricultura familiar.
— Esse é um público que sofre muitas pressões socioeconômicas. Os Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar poderão atuar nessas comunidades levando informações corretas, servindo como mediadores das discussões relativas às questões ambientais e desenvolvendo projetos e atividades voltadas à preservação ambiental e qualidade de vida — disse.
Fonte: Ascom Unoesc