Produtos Tranças da Terra farão parte do acervo permanente do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab)
O Crab é um conjunto de três edifícios centenários na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, que está sendo restaurado para ser um moderno centro de aprimoramento do artesão, que incluirá um mix de atividades, como exposições, loja conceito, midiateca, oficinas, espaços multiuso.
Para o presidente do Sebrae Nacional Guilherme Afif faltava um lugar onde o artesanato brasileiro, de forma integrada, fosse estimado como um produto nacional. “Agora, com a criação do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, isso passa a ser uma realidade. Nesse espaço faremos capacitação empresarial do artesão e o aprimoramento de sua arte”, avalia. O Crab tem como missão apresentar o artesanato brasileiro como marca de excelência. A partir da inauguração, dia 10 de março, a expectativa é ter 150 mil visitantes no primeiro ano de operação. Só a loja deve negociar 12 mil peças por ano, e faturar aproximadamente R$ 1 milhão.
Segundo Simone Peluso coordenadora Estadual – Artesanato Sebrae/SC, nos últimos anos o Sebrae vêm avançando nas ações de fomento ao empreendedorismo nos pequenos negócios de artesanato, como parte de sua política de ampliação do conceito de sustentabilidade no que tange aos aspectos sociais, econômicos e ecológicos. “Um dos maiores desafios para o Sebrae é apoiar a sustentabilidade econômica dos pequenos negócios, e para isso, além de ampliar as ações de capacitação de empreendedores em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo, ele articula com os setores públicos identificados como parceiros, o estímulo à geração de renda daqueles que investem em cultura. Ao criar o Centro de Referência o Sebrae homenageia, difunde e destaca a profissão do artesão, assim como produtos de forte identidade cultural. A produção do Tranças da Terra é singular no estado. Trabalham a palha de trigo com bom gosto, originalidade, funcionalidade, e o preço praticado é justo. Sempre que podemos, indicamos o Tranças por considerar um exemplo de produto e empreendedorismo.”
O diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, falou do orgulho em devolver a sociedade um equipamento cultural como o Crab. “Esse é o início de um projeto empreendedor que vamos oferecer ao Rio de Janeiro e ao país, porque o Crab é brasileiro”, destacou. E o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Jésus Mendes Costa, afirmou que o Crab será a referência do artesanato do país. Um dos maiores em visitação. “Aqui todos terão acesso ao autêntico artesanato das micro e pequenas empresas”, ressaltou.
Orgulho pelo reconhecimento
“Nós da Associação de Artesanato Tranças da Terra estamos orgulhosas e felizes por participar com os nossos produtos em tão conceituado evento. Isso vem coroar o nosso esforço nosso esforço e dedicação como também reconhecer o empenho do Sebrae ao artesanato regional e catarinense, ficamos muito felizes que o Tranças da Terra será a representante de artesanato referência em Santa Catarina”. Destacou Tereza Kummer, executiva do projeto.
A coordenadora regional do Sebrae Meio Oeste Sueli Bernardi destaca que o empreendedorismo das artesãs do Tranças da Terra é mais uma vez destaque nacional. “Ficamos felizes por mais essa conquista que oportunizará bons negócios para o Tranças da Terra, que terá visibilidade nacional ao estar exposto no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro. Parabéns às artesãs e agradeço a todos os parceiros que acreditaram no projeto quando da sua implementação e aos colegas do Rio de janeiro, pela oportunidade”.
Fonte: Joce Pereira/ Ascom Sebrae