A 26ª Romaria Penitencial a Frei Bruno reuniu 62 mil pessoas, segundo estimativa divulgada pela Polícia Militar. É um recorde de público desde que o evento religioso passou a ser realizado no município.
Romeiros de várias partes do Estado e até de fora dele estiveram presentes para pedir e agradecer as graças alcançadas ou simplesmente caminhar em oração pelos 3,5 quilômetros entre a Catedral Santa Terezinha e o Cemitério Municipal Frei Edgar, onde está enterrado Frei Bruno. Muitas pessoas portavam cartazes pedindo pela beatificação do Frei, cujo processo está em andamento, já sendo declarado como Servo de Deus.
No cemitério o jazigo do Frei foi um dos pontos mais procurados durante a celebração da missa, conduzida pelo Bispo Diocesano, Dom Mario Marquez.
Beatificação de Frei Bruno
O processo de beatificação de Frei Bruno acontece desde 2013, quando o Cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, enviou documento ao bispo da Diocese de Joaçaba, D. Mário Marquez, com o “Nihil obstat” (nada obsta), ou seja, informando não existir impedimento para iniciar oficialmente o processo de beatificação do frade.
A partir desse momento, um tribunal eclesiástico foi nomeado para recolher depoimentos das virtudes do Frei e também sobre seus milagres. “Há alguns dias recebi a visita dos postuladores da causa da beatificação e eles informaram que o processo continua na fase diocesana, com o recolhimento de depoimentos. O pedido é para que todos os devotos se unam em oração pedindo pelo aparecimento de um relato de milagre que não deixe nenhuma dúvida sobre a santidade de Frei Bruno”. Comentou o Pároco Pedro Angelo Manchini.
No vídeo abaixo a passagem dos romeiros em frente a antiga rodoviária
Fonte: Portal Éder Luiz