A invasão envolve duas famílias que não são de Joaçaba e não estavam inscritas no Programa Habitacional do município. Primeiramente elas fizeram parte do grupo de aproximadamente 20 familias que inavadiram as casas inacabadas em novembro do ano passado, sendo que alguns tinham direito por uma residência. Agora as duas famílias migraram para casas que estão prontas.
A prefeitura, que na época da invasão, assinou um termo de ajustamento de conduta com o ministério público para acabar as residências e já de posse de documento para reintegração de posse, acordou com as famílias para que saíssem do local até dezembro de 2015, mas isso não foi cumprido. Após nova conversa com a administração ficou acertado que os invasores sairiam neste mês de fevereiro, o que também não aconteceu. “Tentamos enquadrar essas famílias no aluguel social, mas não se encaixaram nos critérios exigidos. Foram feitas ainda as inscrições do programa em 2016 e havendo disponibilidade de moradias e cumprido as exigências da legislação eles poderão ser beneficiados com moradias”. Comentou o Vice-prefeito Marcos Weiss.
Diante da permanência dos invasores, na tarde desta quinta-feira,11, numa reunião entre o Vice-prefeito de Joaçaba, Marcos Weiss, Polícia Militar e Polícia Civil, ficou decido pela reintegração de posse caso as famílias insistam em ficar no local. “Vamos esgotar o diálogo mas a decisão judicial para reintegração já é de Janeiro, podendo ser cumprida pelo oficial de justiça a qualquer momento”. Conclui o Vice-prefeito.
Nas próximas horas, mais uma reunião deverá ser feita com as famílias na tentativa de um acordo.
Fonte: Redação Portal Éder Luiz.