Notícias do Novo Tílias News

Deslizamento de encosta expõe rocha que ameaça residência em Joaçaba

A área onde houve o deslizamento com a casa ameaça, à direita.
A chuva do final de semana provocou o deslizamento de uma encosta em Joaçaba e obrigou a Defesa Civil a orientar uma família que deixasse o imóvel na Rua Paulo Stuart Wrigh, Centro da cidade.
A ocorrência foi registrada no final da tarde deste domingo, 14. O Corpo de Bombeiros enviou uma equipe até o local para efetuar a estabilização de uma rocha de aproximadamente cinco mil quilos que estava em um local de risco. As fortes chuvas registradas nos últimos dias fizeram com que a camada de terra que envolvia a rocha viesse a baixo, deixando a mesma sem estabilidade. A residência era ameaçada pela enorme rocha que fez com que a guarnição optasse por amarrá-la. Utilizando cintos específicos e cabos de aço, a guarnição dos bombeiros, junto com a Defesa Civil Estadual, efetuaram a estabilização da rocha. A moradora foi orientada a sair da casa até que a rocha seja retirada.
Falta de captação de água da chuva em rua seria a causa do problema
O proprietário do terreno onde houve o deslizamento, Clóvis Bissani, informou à redação do Portal Éder Luiz que todo o problema está sendo causado pela falta de um sistema que capte a água da chuva na Rua Domingos Zanini, que fica mais acima e que dá acesso ao monumento Frei Bruno. Segundo ele, esta é a quarta vez que se registra deslizamento no local por este motivo. “Toda a área está preservada, com a mata nativa intocada, mas cada vez que chove é um absurdo a quantidade de água que desce. A prefeitura realizou o asfaltamento do acesso ao monumento, mas não fez sistema de captação da água da chuva. Já realizei obras preventivas no terreno, como a construção de um muro, mas enquanto a prefeitura não fizer a parte dela a encosta continuará descendo”.
Volume de água em dias chuvosos.
Volume de água em dias chuvosos.
Segundo Clóvis, a prefeitura se comprometeu a realizar a detonação da pedra que ameaça a residência, mas até o momento ninguém compareceu ao local. “Empreiteiros contratados por mim de forma emergencial estão na casa da vizinha fazendo a limpeza e retirando a terra que ameaça cair pra dentro do terreno dela. Houve o compromisso da prefeitura de fazer a detonação da rocha ainda nesta manhã, mas até agora nada”.
No mês de maio do ano passado a prefeitura foi notificada da situação através de uma indicação do vereador Chico Lopes, que fez um pedido solicitando a drenagem da Rua Domingos Zanini. Agora a solução precisa ser urgente, caso contrário os prejuízos e riscos seguirão aumentando dia após dia.
O vídeo abaixo, enviado pelo proprietário do terreno atingido, mostra que toda a água da chuva cai nas bocas de lobo, mas depois vai diretamente para a mata e morro abaixo.

Rua Domingos Zanini, de onde a água escoa.
Rua Domingos Zanini, de onde a água escoa.


Fonte: Portal Éder Luiz