A Romaria Penitencial Frei Bruno é uma realização da Catedral Santa Terezinha e da Associação Amigos de Frei Bruno. De acordo com o Pároco, padre Pedro Angelo Manchini, este é um momento especial para a igreja. “A expectativa é que mais de 25 mil pessoas acompanhem a romaria esse ano. E para nós, uma demonstração de fé desse porte é motivo de alegria, já que mostra o quanto é fervorosa a devoção na pessoa de Frei Bruno. Sem dúvida, precisamos olhar com carinho para esse momento religioso que atrai tantas pessoas para Joaçaba”. Comentou o Padre.
Foto Romaria 2015. |
Após a caminhada, no Jazigo onde o corpo do servo de Deus, Frei Bruno está enterrado, haverá missa. Durante o domingo, os fiéis poderão também aproveitar a oportunidade para visitar o museu do Frei, localizado junto a catedral Santa Terezinha e o monumento localizado no Bairro Flor da Serra.
Monumento Frei Bruno. (Foto: Levi Garcia) |
Beatificação de Frei Bruno
O processo de beatificação de Frei Bruno acontece desde 2013, quando o Cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, enviou documento ao bispo da Diocese de Joaçaba, D. Mário Marquez, com o “Nihil obstat” (nada obsta), ou seja, informando não existir impedimento para iniciar oficialmente o processo de beatificação do frade.
A partir desse momento, um tribunal eclesiástico foi nomeado para recolher depoimentos das virtudes do Frei e também sobre seus milagres. “Há alguns dias recebi a visita dos postuladores da causa da beatificação e eles informaram que o processo continua na fase diocesana, com o recolhimento de depoimentos. O pedido é para que todos os devotos se unam em oração pedindo pelo aparecimento de um relato de milagre que não deixe nenhuma dúvida sobre a santidade de Frei Bruno”. Finalizou o Pároco Pedro Angelo Manchini.
Fonte: Redação Portal Éder Luiz.