Notícias do Novo Tílias News

Xaxim registra primeiro caso de dengue em 2016

O primeiro caso de dengue foi confirmado em Xaxim pela Secretaria de Saúde do município. A paciente é uma moradora do Bairro Dr. Ari Lunardi, que teria viajando ao Paraguai nos últimos dias, importando o vírus para a cidade.

Segundo a secretária de Saúde Joseane Sampaio, a confirmação veio após a realização de um exame, com o material coletado atestando positivo nos testes realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Florianópolis.

"Infelizmente, nesta semana tivemos a confirmação do primeiro caso de dengue aqui em Xaxim. Porém, o que nos tranquiliza é que a munícipe adquiriu a doença em uma viagem que realizou para fora do município", disse Joseane.

"Agora já passou o período em que ela poderia transmitir o vírus, que é de dez a 12 dias. De qualquer forma estamos em alerta para garantir a saúde da nossa população, mas precisamos da colaboração de todos. Nós pedimos para que cada um tire dez minutos do seu tempo para fazer a vistoria uma vez por semana, basta conferir a caixa d''''''''água, ralo, tanque, piscina, geladeira, etc", orientou a secretária.

Xaxim é um dos municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Preocupado com a situação, a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo inúmeras ações de combate. No último dia 11 de janeiro foi implantada a Sala de Situação, onde profissionais se reúnem para mapear, monitorar e acompanhar a evolução dos números de focos e intensificar as ações contra o mosquito.

São mais de 40 profissionais envolvidos. Eles têm como prioridade realizar o primeiro ciclo de visitas aos 11 mil imóveis localizados nas áreas infestadas até o dia 12 de fevereiro. Um segundo ciclo de inspeções deverá ser realizado até 11 de março, com repetições bimestrais entre a segunda quinzena de março e junho de 2016. Além da dengue, o mosquito é transmissor do zika vírus e chikungunya.


Fonte/Autor: Oeste Mais