Notícias do Novo Tílias News

Videira: Gerência de Saúde de Videira intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

Nesta semana, a equipe da Gerência de Saúde da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) esteve reunida para tratar dos trabalhos organizados com foco no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A reunião foi conduzida pelo gerente Geancarlos Farinon Flores de Matias e contou com a participação do responsável pelo setor de zoonoses da Gerência, Anderson Gondim Roque e da bióloga Bruna Rodrigues. Durante o encontro foi discutida o cronograma de visitas aos municípios, bem como a capacitação que será fornecida as enfermeiras responsáveis pelas equipes de Agentes Comunitários dos municípios.

Segundo o gerente de saúde o objetivo é intensificar a atuação a fim de prevenir uma possível proliferação desse agente causador da Dengue, Chikungunya e Zika Virus
A equipe programou a realização de um evento de capacitação para reunir enfermeiros responsáveis pelos agentes comunitários de saúde a fim de alertar a importância desses profissionais no repasse de orientações e instruções a comunidade sobre as práticas que devem ser tomadas para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. Concomitante a isso, a bióloga da Gerência estará visitando todos os 18 municípios integrantes da regional para orientar os procedimentos, bem como, monitorar se os mesmos estão sendo executados corretamente.

Videira tem um caso suspeito de dengue

Segundo o último relatório emitido pela Diretoria de Estado de Vigilância Epidemiológica (DIVE), o Estado de Santa Catarina, conta, até o dia 11 de janeiro, com 100 casos suspeitos de dengue notificados, aonde 56 destes ainda estão em investigação, sendo um deles no município de Videira. Já com referência aos focos do mosquito de 3 a 9 de janeiro deste ano foram confiramdos 231 focos em 32 municípios do Estado. Já com referência a Chikungunya em 2015 foram notificados 91 casos e confirmados três deles. Do Zika Virus, de 1º a 11 de janeiro são cinco casos suspeitos em Santa Catarina, porém nenhum confirmado.

"O ciclo de reprodução do mosquito é de sete dias, por isso, orientamos a comunidade a frequentemente verificar em sua residência ou estabelecimento comercial possíveis locais onde o mosquito pode se reproduzir e eliminar. Nós somos muitos e podemos evitar que essas doenças circulem nos nossos meios com iniciativas práticas", afirmou.

Orientações para evitar a proliferação:

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d''''água;
- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.
- Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;
- Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya o Zika vírus, procure uma unidade de saúde para atendimento.

  • Fonte/Autor: Assessoria de Comunicação Agência de Desenvolvimento Regional de Videira