Notícias do Novo Tílias News

Videira: DSU atendeu mais de 4 mil chamados em 2015

O ano de 2015 foi de muito trabalho para o Departamento de Serviços Urbanos (DSU). Além das ações de responsabilidade do órgão, como limpeza, sinalização e consertos de ruas, escadarias, tubulações, praças e demais locais públicos, bem como coleta de galhos e móveis descartados, o DSU atendeu mais de 4 mil chamados da população, o que dá uma média de 16 chamados por dia. “Este foi um ano bastante trabalhoso e ao mesmo tempo muito complicado, por causa da grande incidência de chuva. Muitas vezes foi preciso retornar no dia seguinte e executar novamente os serviços, principalmente nas tubulações e ruas não pavimentadas. Mas, mesmo diante disso, estamos fechando o ano positivamente pelo grande número de chamados atendidos que tivemos”, explica o diretor do DSU – Dinilso Gaio.

Tubulações

O Departamento de Serviços Urbanos realizou a implantação de mais de 1.700 metros de novas tubulações, nos bairros Panazzolo, São Francisco, Amarante, Sesi, e a travessa entre a rua Marechal Floriano Peixoto e a rua XV de Novembro, contribuindo com o sistema de drenagem do município. Gaio destaca que em algumas situações, o serviço foi realizado totalmente de forma manual, já que o acesso impedia a chegada de máquinas. “Desde que assumi a direção do DSU, em 2011, até agora, foram implantados mais de 7,6 mil metros de novas tubulações, o que é um avanço para a cidade. Se somarmos ainda as tubulações feitas por empresas, no caso de contratação para pavimentação de ruas, esse número aumenta ainda mais”, salientou. 

Calçamento e Asfalto

Dos mais de 4 mil chamados que o DSU recebeu no ano que passou, 1060 eram para recuperação de asfaltos e calçamentos, desde tapar buracos, consertar pedras soltas em calçamentos, fazer o nivelamento de vias públicas, entre outros pedidos da comunidade. 

O Departamento fez mais de 9.900 metros quadrados de asfalto novo, por meio do programa Tapete Preto, contemplando ruas do Loteamento Agrícola, bairros Cidade Alta, II Pinheiros e Alto da Boa Vista. Já se tratando de recuperação asfáltica, foram feitos 12.500 metros quadrados de recapeamento, nos bairros Martelli, Marafon e Floresta. Somando os dois: os novos e as recuperações, dá um total de de 22.400 metros quadrados de asfaltos feitos.

Limpeza

A limpeza de praças, escadarias, e placas também foi realizada pela equipe do DSU. “Todas as placas indicativas, de todos os bairros, receberam limpeza e manutenção. Trabalho que nunca havia sido realizado antes, contribuindo para o embelezamento de nossa cidade”, atesta Gaio. Todas as vias públicas foram contempladas também com varrição mecânica.

Para 2016

“Sabemos que há muitas coisas para fazer em 2016 e é nisso que iremos focar. O DSU coloca-se à disposição de toda a comunidade videirense, para realizar melhorias e auxiliar em suas dificuldades. Acreditamos que trabalhando neste ritmo e com esse propósito, estamos contribuindo para mantermos o status de 4ª melhor cidade de até 50 mil habitantes do país”, afirma o diretor do DSU. Nos primeiros dias deste ano, uma equipe do DSU concentra-se na limpeza dos cemitérios, enquanto outra está realizando consertos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município recentemente, inclusive patrolando estradas de chão que foram danificadas. 






Fotos: Pedro Schaitel

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira