Notícias do Novo Tílias News

Prefeito Mauro Dresch se manifesta sobre o caso do não repasse de verbas a UPA de Herval D'Oeste

Tendo em vista que o município de Treze Tílias investe um valor médio mensal de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) na atividade de pronto atendimento local, com a realização de cerca de 450 consultas semanais e médico de sobreaviso 24 horas, o prefeito Mauro Dresch, após acompanhar o desdobramento da polêmica que envolveu o município no caso do não repasse de verbas à UPA de Herval D’Oeste resolveu se pronunciar.

Ele afirma que jamais houve compromisso de ajudar a manter a Unidade de Pronto Atendimento de Herval D’Oeste, que não existe nenhum convênio ou obrigação de repassar recursos por parte do Poder Executivo. E, ainda, que os serviços que lá são prestados, já são oferecidos à população, pelo município.

Dresch disse que o município foi colocado de forma injusta na condição de inadimplente, o que não se pode admitir, taxando de levianas as afirmações feitas nesse sentido.

Acrescentou que se o investimento fosse feito na UPA de Herval D’Oeste e não no município, desembolsaria valores menores, o que seria bom para os cofres públicos, mas ruim para a população que teria menos serviços à sua disposição e teria que se deslocar por uma longa distância o que pode trazer consequências sérias, inclusive colocando em risco a saúde das pessoas.

Dresch entende ilógico e incorreto investir verba em outro município para custear os mesmos serviços que são aqui prestados.

Enfatiza o prefeito que, em casos de emergência, por exemplo, um paciente pode procurar por atendimento na rede pública de saúde, em qualquer cidade do país, como poderia acontecer com um paciente de Herval D’Oeste que estivesse de passagem por Treze Tílias, fato que não gera o direito de cobrar qualquer valor ou compensação daquele município.

Por fim, disse que antes de assumir qualquer tipo de serviço público, o administrador deve ficar atento para as reais possibilidades orçamentárias.

Fonte: Rádio Tropical FM