Notícias do Novo Tílias News

Ocorrências poderão ser registradas pela internet em SC

Registrar ocorrências em papel torna-se cada vez mais obsoleto na Polícia Militar (PM) de Santa Catarina. Desde abril do ano passado, a tecnologia é aliada dos policiais e da população, que tem a seu favor a agilidade proporcionada pelo sistema PMSC Mobile. Até o final de 2016, a corporação espera que toda a frota da PM catarinense esteja equipada com os kits.

Em um tablet, o aplicativo disponibiliza modalidades como o registro de acidentes de trânsito, chat para diálogo entre os policiais durante os atendimentos e consulta a pessoas e placas de veículos. Mas a principal mudança está no contato entre a central do 190 e os PMs que estão na rua. A partir do novo sistema, não há mais o chamado pelo rádio, e sim pelo aplicativo. Quando um cidadão entra em contato para denunciar um crime, o operador do 190 joga a ocorrência no sistema para que a viatura mais próxima se desloque ao local. O GPS do tablet automaticamente indica o caminho mais curto. Isso evita também que bandidos possam copiar as frequências de rádio usadas pela polícia para ouvir a troca de informações.

Ao mesmo tempo, o policial pode acessar as câmeras de monitoramento da cidade para saber o que se passa em pontos específicos. Caso necessite de apoio, a equipe terá, na tela do tablete, o mapa de onde estão as viaturas mais próximas para pedir ajuda. A primeira cidade do Estado a ter o sistema operando foi Balneário Camboriú. Já são nove meses de funcionamento do projeto. Hoje, de acordo com o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Evaldo Hoffmann Júnior, todos os veículos da corporação circulam com o kit do PMSC Mobile.

Além do tablet, os policiais levam junto uma impressora portátil, que imprime protocolos e boletins de ocorrência. Durante o registro da ocorrência, o policial também consegue captar vídeos, áudios e imagens para juntar ao procedimento.

Fonte: Rádio Videira AM