Notícias do Novo Tílias News

Obra de pintor piratubense ganha notoriedade nos três estados do Sul

O pintor José Pêri, de 41 anos, é um exemplo de superação. Portador de deficiência física, ele dedica o tempo a produzir verdadeiras obras de arte que chamam a atenção pelo perfeccionismo dos traços. 

Filho do casal Atílio e Maria Silvalina Peri, ele reside há 33 anos na comunidade de Lageado Mariano, interior de Piratuba, e a sua obra já cativou admiradores nos três estados da região sul.

José conta que começou a pintar há 12 anos como hobby incentivado pela prima Maria Olivetti Peri, que reside em Joaçaba, e lhe presenteou com uma tela branca, pinceis e tintas. Desde então já produziu exatos 384 quadros. Atualmente dedica-se a pintura de um quadro da Serra do Rio do Rastro, uma das belezas naturais de Santa Catarina.

Peri exercita o dom praticamente todos os dias. No verão são em média 06 ou 7 horas de dedicação. No inverno são de 4 a 5 horas por dia. Perguntado sobre a obra que mais lhe marcou, José respondeu emocionado: “o quadro dos meus pais”.

O piratubense tem verdadeira paixão pela pintura de telas com gravura de paisagens, mas também gosta de ilustrar utilizando técnicas de abstrato, flores, natureza morta e surrealismo. A pintura de imagens humanas também está entre as suas preferências. “Às vezes demoro até 20 dias para pintar os quadros de pessoas” revela.

Pintura Feita por José Pêri (foto: Acervo pessoal)


Autodidata, José conta que há 04 anos teve aulas sobre a pintura de paisagens para aperfeiçoar a técnica com profissionais de Joaçaba, que costuma visualizar pela internet gravuras de outros artistas e que admira o trabalho do pintor Bruno Muller que também é natural de Piratuba.

As obras produzidas por ele normalmente são encomendas para presente. A fama se difundiu rapidamente e quadros já foram comercializados para diversas cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A visibilidade do trabalho não lhe tirou a simplicidade: “pintar para mim continua sendo um hobby, um passatempo” afirmou.

José agradeceu os pais pelo incentivo recebido, as muitas pessoas que visitam seu ateliê e a todos que ajudam a difundir a sua obra. “Gosto muito do que faço! Quero ter saúde e disposição para continuar pitando por muitos e muitos anos” finalizou.

O trabalho desenvolvido por José Peri pode ser visto através das redes sociais, especialmente no Facebook, e as encomendas podem ser feitas por meio do telefone (49) 3553 6633 ou do email joseperipiratuba@gmail.com

A pintura de imagens humanas está entre as preferências de José Pêri
(foto: Arquivo Pessoal)

Fonte: Rádio Capinzal