Nesta semana a moradora de Herval d´Oeste Mariza Passos, procurou nossa reportagem para relatar um problema ocorrido na cobrança de sua fatura de água. De acordo com ela, diferente dos demais meses onde em média pagava R$ 60,00 R$ 70,00, no mês de outubro de 2015, foi surpreendida com uma fatura no valor de R$438,00.
A moradora relata que na época procurou o SIMAE e que o órgão encaminhou um funcionário até sua residência. Ao analisar o relógio que marca o consumo, percebeu defeito no equipamento e realizou a substituição. Com a troca, nos meses seguintes as faturas voltaram à normalidade, porém, o valor de mais de R$438,00 não foi abatido e nessa semana ela descobriu estar endividada.
A moradora questiona a legalidade da cobrança “se o erro foi no relógio deduzo que não poderia ser cobrado esse valor. Mas não teve conversa, fui no SIMAE falei com umas cinco pessoas e ainda assim fui parar na dívida ativa. Já estavam vindo cortar a minha água”, reclama a moradora.
Mariza conta ainda, que procurou amparo junto ao Procon de Herval d’ Oeste na última segunda-feira 18/01, no entanto, ao ir a Prefeitura, local onde está localizada a sede do órgão foi informada que não havia atendimento “ Falaram que não estavam atendendo, fiquei sem saber o que fazer, cheguei de ir até no Procon de Joaçaba onde foram muito atenciosos e até comentaram que realmente era estranha a cobrança, mas como moro em Herval d´oeste não puderam me ajudar”.
Para não ficar sem água em casa Mariza fez um acordo com a SIMAE para efetuar o pagamento dos R$438,00 parcelado. Mas insatisfeita, deve procurar novamente o Procon.
SIMAE
Para tentar esclarecer o assunto, nossa equipe de reportagem procurou por diversas vezes o SIMAE no entanto, Paulo Lamin, diretor-adjunto, não foi encontrado. Os atendentes da unidade, justificaram que ele estaria envolvido na resolução do problema de falta de água em vários bairros de Joaçaba e por isso o contato direto prejudicado.
Procon de Herval d´Oeste
Em contato com o Procon de Herval d´ Oeste, confirmamos que órgão não está atendendo. Segundo as informações repassadas por telefone, a atendente que estava respondendo pela unidade precisou às pressas sair de licença médica e outra pessoa ainda não foi nomeada para ocupar o cargo. A expectativa é que nessa semana haja a nova nomeação, e o atendimento volte ao normal.
Fonte: Redação Portal Éder Luiz.