De acordo com o Hemocentro, apesar de o estoque estar abaixo do comum, não houve falta de sangue do tipo O- negativo. “Trabalhamos através de uma hemorrede, composta por seis hemocentros regionais nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Lages, Joaçaba, Joinville e mais a coordenadoria geral que é Florianopolis. Podemos solicitar a qualquer momento a tipagem que precisamos e em poucas horas, o sangue está aqui” Explicou Rodrigo Azevedo, coordenador do setor de captação do Hemosc de Joaçaba.
Ainda de acordo com o Hemosc, em Joaçaba havia sangue O- (negativo), além de no sistema da hemorrede estadual, outras 182 bolsas de sangue da mesma tipagem à disposição. Após o esclarecimento, o Hemosc agradeceu a mobilização já que muitas pessoas procuraram a unidade para doação aumentando os estoques.
Relembre o caso
Itacir Gicomini de 52 anos, sofreu um acidente de trator em sua propriedade, na ultima quinta-feira 14/01 e desde então está internado no hospital Santa Terezinha de Joaçaba. Nesta segunda-feira 18/01, uma das filhas do agricultor fez um pedido através das redes sociais para que as pessoas colaborassem fazendo doações de sangue. No pedido a jovem explica que a cirurgia teria sido adiada por falta da tipagem ) O- (negativo).
Nossa reportagem procurou o Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba na tentativa de entender o por que da cirurgia não ter sido realizada, porém, não obtivemos êxito nos contatos.
Fonte: Redação Portal Éder Luiz.