Notícias do Novo Tílias News

Em 19 dias, SC já teve quase 300 casos suspeitos de dengue este ano

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informa que de 1º a 19 de janeiro deste ano foram notificados 292 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desses, 3 (1%) foram confirmados (todos pelo critério laboratorial), 20 (7%) foram descartados e 269 (92%) casos suspeitos estão em investigação.

Do total de casos confirmados, 1 (33%) é importado (transmissão fora do Estado) e 2 (67%) estão em investigação para definição do local provável de transmissão.

Em 2015, foram confirmados 3.613 casos de dengue, 3.276 autóctones, 272 importados e 65 estão em investigação.Informamos que o suposto caso de zika vírus em Itapoá não está computado no balanço pois não houve notificação oficial até o momento.

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor retro-orbital (atrás dos olhos), e manchas vermelhas na pele.

Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.

Fonte: G1