Notícias do Novo Tílias News

Com estoque de sangue abaixo do ideal em SC, Hemosc reforça importância das doações

A doação de sangue é uma atitude essencial para auxiliar no tratamento de alguns pacientes e em casos de acidentes que demandam transfusão. Para atender esses casos de emergência e solicitações médicas, o Hemosc precisa manter seu estoque de bolsas de sangue em bom nível. Em Santa Catarina, o Hemosc ainda precisa ampliar o seu estoque, especialmente nesta época ano, quando as doações diminuem.

"Os nossos estoques do tipo negativo estão abaixo do que consideramos ideal. Já começamos a chamar doares negativos do cadastro. As nossas doações caíram bastante, geralmente isso acontece nesta época. Por exemplo, nos últimos dias de dezembro e início de janeiro, ficamos com a doação média de 70 bolsas por dia em Florianópolis e 300 no Estado. Nós precisaríamos ter 150 bolsas em Florianópolis e 550 no resto do Estado para conseguirmos manter um estoque dentro de um nível seguro", disse a diretora-geral do Hemosc, médica hematolgista e hemoterapeuta Denise Linhares Gerent.

Denise explicou que todo o processo de doação leva, em média, 45 minutos e são retirados aproximadamente 450 ml de sangue. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador. "É preciso que as pessoas venham e doem sangue mesmo nessas épocas. Doar sangue não dói e pode salvar muitas vidas", diz Denise.

Santa Catarina é o Estado com um dos maiores índices de doações espontâneas no Brasil, com 86% do total de sangue doado na instituição. O Hemosc também apresenta dados estatísticos de relevância em relação aos doadores de repetição, que são aqueles que doam mais de uma vez num período de 12 meses, apresentando um percentual de 47%, o que reflete diretamente na qualidade do sangue transfundido.

Fonte: Assessoria de Imprensa