O Centro de Eventos Vitória (CEVI), em Videira, foi palco, nesta quarta-feira, dia 2, do Seminário Final do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento organizado pela 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), por meio da Gerência de Educação e reuniu aproximadamente 40 professores participantes do programa, além de estudantes, pais e autoridades em geral.
O evento teve início às 9 horas com duas apresentações artísticas conduzidas por professores e estudantes da EEB Josefina Caldeira de Andrade, que dramatizaram a produção literária de Maria Cristina Furtado, denominada "Pretinho, meu boneco querido" e da EEB Madre Terezinha Leoni, que representeou o processo de metamorfose "Respeitando os ciclos", por meio de uma música. A professora Suzana Faveri também integrou a programação, apresentando uma sequência didática abordando o fim ao preconceito.
A gerente de educação, Rita de Cássia Soares, aproveitou o momento para parabenizar todos os envolvidos nesse processo "É o terceiro ano que desenvolvemos o PNAIC e este em especial, com o tema da interdisciplinaridade, conseguimos avanços considerais, na integração de conteúdos, na proposta pedagógica, entre outros. Esse Seminário apresenta um balanço fantástico do que foi desenvolvido por meio desse programa" afirmou.
O Seminário foi desenvolvido durante todo o dia, onde gestores, coordenadores, supervisores, orientadores e professores puderam trocar ideias e experiências aplicadas e bem sucedidas em cada unidade escolar. O desenvolvimento, na prática, do que foi repassado durante as capacitações do PNAIC, foi o ponto central do Seminário, que contou com a apresentação das nove escolas integrantes.
Participam do PNAIC a EEB Anita Brasileira, Esther Crema Marmentini, Inspetor Eurico Rauen, Josefina Caldeira de Andrade, Madre Terezinha Leoni, Padre Bruno Pokolm de Videira e as escolas Bela Vista, de Fraiburgo e João Jorge Campos, de Tangará. O projeto é coordenador pela professora Mara Lucia Secchi Mezaroba, e as orientadoras Elis Regina Deon Fiorese e Ivanise Gregolon.
Trabalho pedagógico foi encerrado na sexta-feira
Dia 27 de novembro foi a data de conclusão da parte pedagógica do PNAIC na regional. Na ocasião, os 37 professores participantes estiveram reunidos no Auditório da Gerência de Educação para finalizar o conteúdo.
Durante o encontro, a professora Fabiane Berté trabalhou o conceito da "Força da Equipe através de laços e nós estimulando a necessidade dos professores estarem abertos ao conhecimento, se entenderem como parte essencial do processo e motivadas para desenvolverem suas atividades.
O PNAIC em 2015 seguiu a tônica da Interdisciplinaridade, onde o conhecimento é produzido pelas relações entre o conteúdo assinado e a realidade social, além da integração das diversas áreas de conhecimento.
O Programa consiste na formulação de um processo de construção de uma sólida formação profissional, por meio da qual, o estudante, curioso frente ao mundo desconhecido, pode fazer uso de diferentes práticas pedagógicas e projetos didáticos para se apoderar do conhecimento.
Para a coordenadora, Mara Lucia Secchi Mezaroba, os frutos já estão sendo colhidos "Durante todo o processo, além da integração e da troca viabilizada pelos professores, ainda foi intensamente trabalhado a sensibilização dos professores, como agentes importantes do processo, a fim de resgatar o seu valor no âmbito educacional. O conhecimento está em toda a parte, no entanto, precisamos estar abertos para absorver e repassar esse conhecimento" finalizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa
O evento teve início às 9 horas com duas apresentações artísticas conduzidas por professores e estudantes da EEB Josefina Caldeira de Andrade, que dramatizaram a produção literária de Maria Cristina Furtado, denominada "Pretinho, meu boneco querido" e da EEB Madre Terezinha Leoni, que representeou o processo de metamorfose "Respeitando os ciclos", por meio de uma música. A professora Suzana Faveri também integrou a programação, apresentando uma sequência didática abordando o fim ao preconceito.
A gerente de educação, Rita de Cássia Soares, aproveitou o momento para parabenizar todos os envolvidos nesse processo "É o terceiro ano que desenvolvemos o PNAIC e este em especial, com o tema da interdisciplinaridade, conseguimos avanços considerais, na integração de conteúdos, na proposta pedagógica, entre outros. Esse Seminário apresenta um balanço fantástico do que foi desenvolvido por meio desse programa" afirmou.
O Seminário foi desenvolvido durante todo o dia, onde gestores, coordenadores, supervisores, orientadores e professores puderam trocar ideias e experiências aplicadas e bem sucedidas em cada unidade escolar. O desenvolvimento, na prática, do que foi repassado durante as capacitações do PNAIC, foi o ponto central do Seminário, que contou com a apresentação das nove escolas integrantes.
Participam do PNAIC a EEB Anita Brasileira, Esther Crema Marmentini, Inspetor Eurico Rauen, Josefina Caldeira de Andrade, Madre Terezinha Leoni, Padre Bruno Pokolm de Videira e as escolas Bela Vista, de Fraiburgo e João Jorge Campos, de Tangará. O projeto é coordenador pela professora Mara Lucia Secchi Mezaroba, e as orientadoras Elis Regina Deon Fiorese e Ivanise Gregolon.
Trabalho pedagógico foi encerrado na sexta-feira
Dia 27 de novembro foi a data de conclusão da parte pedagógica do PNAIC na regional. Na ocasião, os 37 professores participantes estiveram reunidos no Auditório da Gerência de Educação para finalizar o conteúdo.
Durante o encontro, a professora Fabiane Berté trabalhou o conceito da "Força da Equipe através de laços e nós estimulando a necessidade dos professores estarem abertos ao conhecimento, se entenderem como parte essencial do processo e motivadas para desenvolverem suas atividades.
O PNAIC em 2015 seguiu a tônica da Interdisciplinaridade, onde o conhecimento é produzido pelas relações entre o conteúdo assinado e a realidade social, além da integração das diversas áreas de conhecimento.
O Programa consiste na formulação de um processo de construção de uma sólida formação profissional, por meio da qual, o estudante, curioso frente ao mundo desconhecido, pode fazer uso de diferentes práticas pedagógicas e projetos didáticos para se apoderar do conhecimento.
Para a coordenadora, Mara Lucia Secchi Mezaroba, os frutos já estão sendo colhidos "Durante todo o processo, além da integração e da troca viabilizada pelos professores, ainda foi intensamente trabalhado a sensibilização dos professores, como agentes importantes do processo, a fim de resgatar o seu valor no âmbito educacional. O conhecimento está em toda a parte, no entanto, precisamos estar abertos para absorver e repassar esse conhecimento" finalizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa