Notícias do Novo Tílias News

Treze Tílias: Conheça a história de São Nicolau e dos Krampus

São Nicolau, Bispo de Mira, na Ásia Menor, foi um grande bispo que viveu no século 4. As relíquias do santo se encontram hoje na Catedral de Bari, na Itália.

O bispo Nikolaus ficou famoso por entregar comida e dinheiro aos pobres na época do Natal. Ele deixava seus presentes nas portas e janelas das casas, ou jogava-os pelas chaminés.

Nem todos sabem, mas o verdadeiro nome do Papai Noel é Nikolaus ou Nicolau em português. Ele é o “bom velhinho” que traz a mensagem da caridade e da fé em Deus e seu apelido é Papai Noel, que quer dizer “Papai do Natal”.

A origem do Papai Noel é a figura de São Nicolau: a roupa vermelha de bispo, a Mitra que se tornou um gorro vermelho e a longa barba branca que indica a sabedoria.

A festa de São Nicolau é o dia 6 de dezembro, quando se tornou costume presentear as pessoas. Foi na Idade Média se iniciou a tradição de usar as vestes do bispo e, assim como São Nicolau, sair pelas ruas entregando doces às crianças.

A tradição de São Nikolaus foi trazida a Treze Tílias pelos primeiros imigrantes da Áustria e se repete ano após ano.

Mas Nikolaus não chega sozinho... com ele vêm o Krampus, uma criatura que tem sua origem nas antigas mitologias grega e latina e representa a punição para o mau comportamento.

Na Antiguidade, os Romanos festejavam o Solstício de Inverno que acontece no dia 5 de dezembro com as Lupercálias.

Naquele dia, os sacerdotes imitavam Fauno Luperco, um ser mitológico meio bode, meio lobo e meio homem, que fazia suas andanças pelos vilarejos, provando a coragem dos jovens garotos, antes de se esconder nas florestas das montanhas.

Com o tempo, os romanos abandonaram suas antigas crenças e abraçaram o Cristianismo. A festa de São Nicolau era comemorada no dia 06 de dezembro, mas muitas pessoas ainda gostavam de se vestir como o Fauno no dia 05... foi assim que as tradições se uniram.

Inicialmente, a Igreja tentou acabar com os faunos, mas o costume se mantinha por causa da diversão que causava nos jovens.

Não podendo acabar com o antigo costume, os padres lhes deram um caráter diabólico e o fauno passou a ser chamado com uma antiga palavra germânica: Krampus, que que indica um ser com “garras”, mas também “aquele que não vive”, com significado oposto à mensagem de Vida Eterna.

O Krampus é aquele que castiga as crianças desobedientes, enquanto as boas crianças recebem os presentes do Nikolaus.

É por isso que os Krampus nunca atacam o Nikolaus, mas obedecem às suas ordens, simbolizando a vitória da Igreja Cristã contra todo mal, da Vida Eterna que vence a morte terrena e a proteção de São Nicolau para todas as crianças.

Fonte: Rádio Tropical FM