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Registros de Boletim Eletrônico crescem 264% nos últimos 5 anos em SC

Santa Catarina foi um dos primeiros estados a implantar a Delegacia Eletrônica e, atualmente, com 13 anos de funcionamento, já registrou nos últimos cinco anos mais de 36 mil boletins de ocorrência (BO) em 2010; 57 mil em 2011; 76 mil em 2012; 101 mil em 2013; 124 mil em 2014 e 133 mil em 2015 – com um aumento percentual entre os anos de 2010 até 2015 de 264%. Este aumento substancial vai ao encontro da proposta desta gestão da Polícia Civil, de investimentos em tecnologia, que vem modernizar para extrair uma melhor capacidade laboral dos policiais.

Os boletins eletrônicos têm a mesma validade/credibilidade que os boletins feitos da delegacia. Atualmente, há as seguintes modalidades de registro: Perda de documentos; Perda de Objetos; Recuperação de Documentos e/ou Objetos; Furto de Celular; Denúncia Anônima; Dano causado por Fenômenos da Natureza; Acidente de trânsito Sem Vítima; Ameaça; Calúnia; Difamação e Injúria.

No ano de 2015, observa-se que as maiores demandas registradas foram: perda de documentos (60%), denúncia anônima (17%), acidente de trânsito sem vítimas (11%) e furto de celular (5%). “O objetivo é fornecer comodidade ao cidadão no registro de alguns tipos de ocorrência por meio de um computador conectado à internet, sem necessidade de um deslocamento até a Delegacia”, salientou o Delegado de Polícia Civil, Célio Nogueira Pinheiro, coordenador da Delegacia Eletrônica.

O Delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz, complementou que além do ganho de tempo e comodidade para a vítima, a Polícia Civil também tem seus policiais liberados para a investigação neste tempo que estariam registrando o BO. Já está em estudo, junto ao CIASC, a possibilidade de aumentar o número de modalidades de registros pela Delegacia Eletrônica.

Fonte: Ascom Polícia Civil SC